Quinta Feira, 02 de abril de 2020

Home / DESTAQUES  / Medalha e Diploma do Mérito Consular 2019

Medalha e Diploma do Mérito Consular 2019

Cônsul Manoel Guimarães, anfitrião do Encontro, com sua bela mulher Maria, e o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG)

O Corpo Consular de Minas Gerais realizou solenidade de entrega da Medalha e Diploma do Mérito Consular 2019, na FIEMG, com a presença de altas autoridades, representantes diplomáticos e integrantes da imprensa, entre os quais o JORNAL MG TURISMO.

Os homenageados foram os seguintes: Romeu Zema – Governador de Minas Gerais,  Eliane Parreiras – presidente Fundação Clóvis Salgado,  Samuel Flam – presidente da UNIMED, Roberto Mário Gonçalves Soares – membro do Conselho de Administração Grupo ASAMAR  e Osvaldo de Oliveira Barros – Cônsul Honorário da Malásia em Minas Gerais. 

O Orador Oficial da solenidade foi o senador Antônio Anastasia (PSDB-MG), vice – Presidente do Senado Federal.

Discursaram o presidente do Corpo Consular, Cônsul Manoel Ferreira Guimarães Neto, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, Flávio Róscoe.  

A Mesa Solene foi composta por:  coronel Carlos Guedes, representante do vice governador Paulo Brant, deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB),  vice – presidente da Assembleia Legislativa, Sandra Linkensederová, embaixadora da República Tcheca no Brasil, Manoel Ferreira Guimaraes Neto, presidente do Corpo Consular e Cônsul da Turquia em Minas Gerais, Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo, Chefe do EREMINAS, senador Antonio Anastasia e Alfred A. Parish, vice-presidente do Corpo Consular.

Destaque para as presenças dos embaixadores Sergio Duarte e Paulo Miranda.

Na ocasião, foram anunciados os novos Cônsules do Reino Unido, Lucas Brown, 

Coreia do Sul, Eduardo Grebler (Honorário)  e do Líbano,  Eduardo Abi Ackel (Honorário).

Ao final foi servido um fino coquetel.

Veja nas fotos abaixo, de Sebastião Jacinto Júnior, as altas autoridades presentes à prestigiada solenidade do Corpo Consular de Minas Gerais:

Autoridades da Mesa com os agraciados
Mesa Diretora dos Trabalhos, composta de altas autoridades
Eliane Parreiras – presidente Fundação Clóvis Salgado
Osvaldo de Oliveira Barros – Cônsul Honorário da Malásia em Minas Gerais
Samuel Flam – presidente da UNIMED
Roberto Mário Gonçalves Soares –  Conselho de Administração Grupo ASAMAR 
Anastasia e o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe
A jovem e bonita Sandra Linkensederová, embaixadora da República Tcheca no Brasil, ao centro , com o jornalista Antônio Claret Guerra, e o consul em Minas, Luis Guadalupe

DISCURSO DE MANOEL FERREIRA GUIMARÃES NETO, NA CERIMÔNIA DE OUTORGA DA MEDALHA E DO DIPLOMA DO MÉRITO CONSULAR DE 2019

  ÀS AUTORIDADES PRESENTES

Digníssimo Anfitrião, Senhor Flávio Roscoe Nogueira, Presidente da FIEMG, que nos acolhe neste magnífico espaço para a cerimônia de outorga do Diploma e da Medalha do Mérito Consular do Estado de Minas Gerais, Excelentíssimo Senhor Senador Antônio Anastasia, que nos honra com sua presença nesta solenidade como orador oficial, senhor…., senhora…., membros da mesa, senhores e senhora agraciados, distintíssima platéia, autoridades, familiares, colegas  cônsules, é movido pelo espírito cívico que aqui compareço para saudar a todos e dar sequência a esta nossa 18ª edição que premia expoentes de diversos setores de nossa comunidade pelos seus relevantes serviços à consolidação de nosso progresso, nossa maior inserção no cenário nacional e internacional, incumbência de que fazem parte relevante as representações consulares, de carreira e honorárias nesta capital das Minas Gerais, nosso Estado que no ano próximo celebrará o tricentenário de sua criação, ao ser desmembrado da então Província de São Paulo.

Eu não posso me alongar aqui em respeito às tão ansiadas intervenções desta noite. A fim de agilizar os procedimentos, eu lhes confesso que gostaria de ter o dom do improviso – que segundo biógrafos do extraordinário orador, Winston Churchill, o líder britânico costumava levar até seis meses na preparação de cada excepcional improviso seu…o famoso gift of the gab (literalmente, o dom do papo); e nesse contexto, rendo aqui, antecipadamente a homenagem ao nosso orador, Antônio Anastasia, homem público, tribuno e acadêmico, entre outras qualidades, que além de consumada e provada habilidade no gift of the gab, sobre multitudinária gama de assuntos, e de cultura geral, tem, sobre Mr. Churchill, a vantagem de falar a nossa língua, de amar despudoradamente as nossas Minas Gerais, sem o empecilho do charuto e do turbilhão de trocadilhos que a língua de Shakespeare forçosamente impõe aos seus oradores, afastando-os da maior objetividade.

O Senador Anastasia, mui gentilmente aliviando meu fardo, irá, no contexto amplo e profundo de sua fala, brindar-nos com uma análise e avaliação do papel dos Cônsules na melhor inserção do Estado na economia internacional, abrindo, por meio de nossa especializada e diuturna atividade profissional, portas para a maior interlocução e interação econômica, cultural e acadêmica, com os países que aqui representamos.

Senador Anastasia, queremos muito manifestar o desejo de que seja votada urgentemente a PEC que confirma a vontade das pessoas de bem: com a condenação em 2ª instância, que seja imediatamente cumprida a sentença, sem o eterno corolário jurídico que só posterga a justiça, reforça o sentimento de impunidade e beneficia a quem tem recursos para manter uma batalha judicial ad eternum. Contamos com sua indiscutível liderança para atender este objetivo da grande maioria do povo brasileiro.

Aos nossos patrocinadores, Dr. Flávio Pentagna Guimarães, do Banco BMG, aqui representado por seu Diretor Vice Presidente Dr. Eduardo Dominicale, nosso pleito de gratidão.

Formulamos ainda nossos melhores cumprimentos à Srª Rebecca Macedo, Gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEMG.

O nosso Corpo Consular compõe-se atualmente de 6 Consulados de Carreira, nomeadamente Argentina, Estados Unidos da América ( * ) , Itália, Portugal, Reino Unido e Uruguai, ao qual se somam os Consulados Honorários, que hoje atinge a marca de 33 representações, que me apraz nomear: Alemanha, Áustria, Bangladesh, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chile, Coréia, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Guatemala, Holanda, Honduras, Hungria, Índia, Israel, Japão, Luxemburgo, Malásia, Marrocos, Peru, Polônia, República Tcheca, Romênia, Rússia, Síria, Suécia, Suíça, Trinidad e Tobago, e Turquia, e ainda 3 Consulados que no momento estão sem representantes: Equador, México e Paraguai. Recentemente tivemos a honra de contar com a nomeação do Dr. Lucas Brown para o Consulado Oficial do Reino Unido e de contar com mais dois Consulados Honorários, a saber: o Consulado Honorário da República da Coreia, tendo como representante o Dr. Eduardo Grebler, que no próximo dia 28 será empossado pelo seu Embaixador, e o Consulado Honorário da República do Líbano, sendo seu representante o Dr. Edmundo Abi-Ackel.

Senhoras e Senhores,

A Medalha do Mérito Consular, instituída em assembleia geral ordinária em 15 de março de 2000, em combinação com a assembleia geral extraordinária de 28 de setembro do mesmo ano, propiciou a criação, igualmente, do Diploma correspondente, cuja outorga faz-se a personalidades que tenham prestado relevantes serviços à causa que abraçam pelo bem comum, particularmente de Belo Horizonte, do Estado de Minas Gerais e de nosso país. A comenda em questão, estatutariamente, pode ser agraciada até a cinco personalidades anualmente.

Passo agora a falar, brevemente, dos perfis de nossos agraciados, advertindo-lhes que impelido a ser sintético, lhes garantirei, nada obstante, amplo tempo de defesa nesta tribuna. E se os currículos profissionais são a imagem desses nobres laureados, a sua presença entre nós, e as suas eventuais manifestações pessoais, dão-nos a oportunidade inigualável de ouvi-los e nos ilustrarmos com as suas fulgurantes e vitoriosas experiências profissionais e pessoais.

Governador Romeu Zema:

A consabidamente atarefada agenda do Excelentíssimo Governador Romeu Zema, acrescida de compromisso superveniente, lamentavelmente, impossibilita a sua presença conosco nesta noite. E no entanto, é sinal auspicioso de que está ocupado com negócios de Estado.

 Oportunamente, em data e horário de mútua conveniência, esta Presidência procederá à outorga desta comenda, que lhe é de pleno merecimento.

Figura pública relativamente recente no cenário político do Estado, o Senhor Governador nos surpreende a todos, sobretudo pelo fervor cívico e despojamento material com que abraçou a sua vitoriosa entrada na vida política.

Seu perfil profissional é a imagem perfeita do que os americanos denominam selfmademanship – a vitória do indíviduo de origem humilde contra as adversidades por seus próprios méritos. A extensão de suas atividades empresariais, em expansão, com 430 estabelecimentos comerciais, ultrapassa as fronteiras do Estado, estendendo-se aos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo.

Romeu Zema:

Natural de Araxá, cidade do Triângulo Mineiro, Romeu Zema, 54 anos, é pai de dois filhos. Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, iniciou sua trajetória profissional bem cedo, aos 11 anos, seguindo os passos de seu pai. Foi cobrador, frentista, balconista, estoquista, caixa, comprador, vendedor, analista de marketing, analista comercial e gerente.

Em 1991, assumiu o controle das Lojas Zema e foi responsável pelo salto que levou a rede varejista de apenas quatro unidades em Minas Gerais para 430 lojas nos estados de Minas, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo, operando em cinco eixos principais de eletrodomésticos e móveis, distribuição de combustível, revenda de veículos, serviços financeiros e autopeças, com 5.000 empregos diretos e 1.500 indiretos.

E, disposto a lutar pela coisa pública, como se Minas fosse a sua Julieta, Romeu entrega-se de corpo e alma e esse colossal e complexo desafio que é governar um Estado fortemente endividado, com a sua economia caracterizada por carências estruturais e financeiras nos setores de saúde, educação, comunicações, ainda agravada por grandes desastres ambientais, como nos casos de Mariana e de Brumadinho, afetando setores chaves de geração de renda e emprego, como é particularmente, o caso da mineração.

Unamo-nos todos sob a sua preclara liderança, que esse desafio também é nosso. Parabéns, Governador!

  • Osvaldo Luiz de Oliveira Barros:

Graduado em engenharia civil pela UFMG e pós-graduado em auditoria e perícia ambiental pela COPPE-UFRJ.

Diretor técnico da SECOEN LTDA. de 1974 até 2003, destacando-se dentre as inúmeras obras executadas em território brasileiro, o Parque das Mangabeiras e a recuperação estrutural do Viaduto Santa Tereza em Belo Horizonte, com a tecnologia da fibra de carbono para reforço estrutural de estruturas de concreto, até então inédita na América Latina.

Agraciado pelo ICRI – International Concrete Repair Institute, em Tampa – Flórida, com prêmio internacional em 2004 por soluções de engenharia com utilização de fibras de carbono no reforço estrutural.

Atualmente é  consultor  técnico  sobre  a  Norma Brasileira NBR-12721, voltada para as incorporações imobiliárias.

Sua ligação com o Corpo Consular data de quase duas décadas, quando em 2001, justamente o ano da criação do Escritório Regional do MRE em Belo Horizonte, tornou-se Cônsul Honorário da Malásia, e vem, desde então promovendo a intensificação da cooperação daquele surpreendentemente rico e dinâmico país com o Estado de Minas Gerais.

Estimado que é entre os seus pares, pelas autoridades constituídas e pela comunidade empresarial de forma geral, Osvaldo recebe agora como símbolo do reconhecimento de suas excelentes qualidades, a singela recompensa do Corpo Consular, na forma de Diploma e Medalha para compor a sua galeria de êxitos profissionais.

Sobre a Malásia, que voltou a ser regida pela batuta de seu mais expressivo líder político, Mahatir Muhammad, já nonagenário, e com perfil de estadista, Osvaldo, naturalmente poderá compartilhar conosco um pouco do sentimento do país que aqui representa, por ocasião de sua fala – de quase dois minutos que lhe reservei… – e, quem sabe até, nesse meio tempo receber uma moção de apoio de nossa Embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo, Chefe do EREMINAS, aqui conosco hoje e que, entre outros postos importantes, chefiou a Embaixada Brasileira em Kuala Lumpur.

  • Eliane Parreiras:

Atua em gestão cultural há 24 anos, com experiência em instituições do poder público e da iniciativa privada.

Foi Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais (2011-2014) e Presidente da Fundação Clóvis Salgado (gestora do Palácio das Artes, Serraria Souza Pinto e Centro de Arte Contemporânea e Fotografia), em 2009 e 2010.

Na Iniciativa Privada foi Gerente Geral de Cultura do Sesc  em Minas (2017-2019), coordenando a política cultural em todas as Unidades do Sesc e no Estado, além da gestão do Sesc Palladium.

Foi Diretora Executiva do Instituto Cultural Usiminas (2002-2009), onde criou e implantou a política de investimento cultural do Grupo Usiminas, com atuação em Minas Gerais e em São Paulo. Coordenou a implantação do Centro Cultural Usiminas em Ipatinga – MG e a construção e implantação do Teatro Cosipa Cultura, no Centro Empresarial do Aço, em São Paulo. Os investimentos do Grupo nesse período geraram mais de 5 mil empregos diretos por ano para a atividade cultural, beneficiando mais de 6 milhões de pessoas por ano.

Dados que fizeram do Grupo Usiminas um dos dez maiores investidores em cultura do país e da Usiminas a maior investidora cultural de Minas Gerais.

Integrou a equipe de gestão do Circuito Cultural Praça da Liberdade, onde elaborou seu modelo de gestão e foi gestora no Museu de Arte da Pampulha (MAP) e na Fundação Clóvis Salgado, onde ocupou diversos cargos. Foi Secretária Geral do Conselho Curador da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural e do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural.

É sócia-fundadora da empresa  ARTICULAR – GESTÃO CULTURAL E COMUNICAÇÃO, com programas e projetos em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Participou de estágio internacional no Japão e nos Estados Unidos, de missões na França, Espanha, México, Bélgica e Japão. Foi coordenadora das comemorações em Minas Gerais do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com a construção do Jardim Japonês e do Memorial da Imigração Japonesa.

Recebeu diversas medalhas e condecorações em reconhecimento ao seu trabalho pela cultura.

É graduada em Comunicação Social, com especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e em Gestão Cultural, pelo IEC.

Ministrou diversos cursos, inclusive em pós-graduações, nas áreas de gestão cultural, marketing cultural e produção cultural.

É Presidente novamente da Fundação Clóvis Salgado, desde Março de 2019.

Prestes a completar seu primeiro quarto de século na produção, gestão e promoção cultural, Eliane Parreiras, nossa bendita flor entre os quatro benditos frutos desta edição da outorga do Diploma e da Medalha do Mérito Consular, de retorno à presidência da Fundação Clóvis Salgado desde março último, é a imagem multifacetada do amplo e profundo universo das artes nas Minas Gerais.

Com singular capacidade de aglutinação e realização, porém pluralizada até no nome – Parreiras – Eliane, entre elevados cargos oficiais e significativas atividades na iniciativa privada, exerceu com rara competência e distinção inigualada as funções de Secretária de Estado da Cultura sob o Governo Anastasia, de 2010 a 2014.

Um rosário de missões de promoção cultural nos países já mencionados, abrilhantam-lhe o repertório de atuação internacional, propiciando-lhe a imprescindível dimensão da universalidade da arte.

Sem temer o urro do famoso leão da Metro Goldwyn Mayer, dedico-lhe aqui o lema daquela empresa, simbolizando as realizações artísticas da humanidade:  Ars gratia artis…, ou, mais operísticamente a abertura da famosa ária, de Tosca: Vissi d´arte, (…vivi da arte…)

  • Samuel Flam:

Conciliando com rara competência e maestria o juramento de Hipócrates à gestão empresarial em benefício da saúde, nosso agraciado, o Dr. Samuel Flam, há quatro décadas egresso da conceituada e reverenciada Faculdade de Medicina da UFMG e após uma carreira brilhante devotada à profissão que abraçou, exerce hoje seu segundo quatriênio como Diretor-Presidente da UNIMED, Minas Gerais.

Ainda entre as realizações profissionais do laureado Dr. Samuel Flam, eu me permito ainda citar: especialista em Cardiologia e em Clínica Médica, atua em consultório desde 1980, quando passou a integrar o corpo clínico do Hospital João XXIII como intensivista. É hemodinamicista do Hospital das Clínicas da UFMG desde 1984.

Sua experiência em gestão de cooperativas se iniciou à frente da Diretoria Financeira da HCCoop (1996 a 2004). Foi conselheiro de Administração da Unimed-BH de 2002 a 2006 e Presidente da Credicom por dois mandatos, de 2005 a 2013.  Em 2012, foi eleito diretor Financeiro e Comercial da Cecremge e, desde 2013 integra o Conselho de Administração da Ocemg – Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais.

  • Roberto Mário Gonçalves Soares:

É o decano dos nossos agraciados desta noite, a quem presto reverência tanto pela fabulosa trajetória profissional e empresarial, como pela paciência exemplar com que aguardou o recebimento desta comenda consular, já de tão longa data merecida.

Engenheiro e arquiteto egresso da UFMG, Dr. Roberto Mário palmilhou de forma brilhante um sem-número de atividades que exaltam a sua versatilidade no vasto diapasão da atuação acadêmica à empresarial, em que, apenas para lhes dar uma dimensão da magnitude deste agraciado, cito empresas que fundou e que teve contribuição fundamental no desenvolvimento das mesmas:

– Cia. Fiação e Tecelagem Itabirito

– CGS – Construtora Gonçalves Soares Ltda.

– ELA Transportes S.A.

– REFLORALJE – Reflorestadora do Alto Jequitinhonha, quando

   implantou mais de 20.000 hectares de florestas renováveis

   no norte de Minas Gerais

– MATSULFUR – Cia. Materiais Sulfurosos S.A.

– ASAMAR S.A.

E ainda deu sua contribuição nas Instituições:

– SME – Sociedade Mineira de Engenheiros

– ACM – Associação Comercial de Minas

– SINDUSCON – Sindicato da Indústria da Construção de M.Gerais

Por fim, Dr. Roberto Mário é Membro do Conselho Consultivo do Grupo ASAMAR , cujo faturamento, em 2018 foi de R$ 8,32 bilhões.

Senhoras e Senhores,

Por meu turno, honrado que sou, desde a primeira hora – há 6 anos, portanto – na Presidência do Corpo Consular – devo dizer a meus Colegas que renovar é imperativo e são muitos os queridos pares que se qualificam e que disporiam de maior tempo para a o exercício desta prestigiosa e relevante função. Neste particular, uma vez mais gostaria de fazer reiterada referência ao nosso colega Alfred Parish, nosso Vice-Presidente, que há 40 anos é absolutamente dedicado à causa de nosso Corpo Consular e continua a fazê-lo de forma eficiente e despojada. Peço-lhes uma salva de palmas para este excepcional colega.

Não poderia deixar de agradecer também à impecável equipe do Cerimonial da FIEMG na pessoa da Srª Ana Paula Thomás Siúves e da Srª Adriana Calcagno, bem como a seus colaboradores, cujo meticuloso trabalho de dedicação na organização deste evento é que resulta no êxito desta cerimônia.

Muito Obrigado.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×