Quarta Feira, 08 de abril de 2020

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / Mineiraria Casa da Gastronomia valoriza sabores de Minas

Mineiraria Casa da Gastronomia valoriza sabores de Minas

Casa da Gastronomia promove experiências únicas em torno da cozinha mineira com a participação de profissionais renomados do mercado mineiro.

Criada para fortalecer o setor gastronômico de Minas Gerais e incentivar a expansão da cadeia produtiva, a Mineiraria Casa da Gastronomia, instalada no Centro Cultural Presidente Itamar Franco, no Barro Preto, Centro-Sul de BH, promove e valoriza a cultura, as tradições, os produtos, as tendências e os profissionais da gastronomia mineira.

Com estilo arquitetônico, que busca a inovação a partir da mistura de elementos estruturais e decorativos de vários períodos históricos de Belo Horizonte, a Mineiraria está preparada para receber eventos de diversos tamanhos e diferentes formatos.

Para exaltar o que há de melhor na cozinha de Minas, em suas misturas de temperos e riqueza de ingredientes, a Casa da Gastronomia reúne um time de profissionais renomados, em uma agenda de atividades, com cursos, treinamentos, palestras, degustações e jantares.  

Para Márcia Ribeiro, Diretora de Negócios e MKT da Mineiraria, os eventos fortalecem a identidade mineira e possibilita o desenvolvimento da economia criativa do estado. “A Mineiraria é a casa da gastronomia mineira, um ambiente pensado para promover os produtos, os processos, os profissionais e as melhores práticas de toda cadeia produtiva da gastronomia de Minas”, destaca.

Eventos

Com uma agenda de dar água na boca, a programação da Mineiraria traz diversas e deliciosas atrações.

 “Tempos de Figo”, com Mariana Correa, dia 7 de dezembro, sábado, das 9h às 13h. Mariana Correa é formada em gastronomia pela Estácio de Sá, com diploma na renomada escola de culinária da França, Le Cordon Bleu, e vencedora do concurso “Design moi un éclair de génie”, com sua criação “éclair de caipirinha”, promovido pelo chef Christophe Adam, em Paris, da pâtisserie “L’éclair de Génie”. Em seu curso, oferece uma aula dedicada à sazonalidade e às possibilidades que a confeitaria traz. “Tempos de Figo” trabalha a fruta, que tem tudo a ver com o Natal brasileiro, como ingrediente principal em três sobremesas diferentes: torta, bolo e uma sobremesa empratada.

“Ceia de Fim de Ano”, com Agnes Farkasvolgyi, dia 9 de dezembro, segunda-feira, das 19h às 22h30. Sócia do bufê Bouquet Garni e chef do Ag Bistrô, no Grande Hotel Ronaldo Fraga, Agnes Farkasvolgyi mostra o preparo de uma ceia, com uma cozinha prática e criativa, muitas vezes com elementos da cozinha cotidiana, permeada pela estética e postura artística.

“Beabá do Azeite Mineiro”, com Ana Beloto, dia 10 de dezembro, terça-feira, das 19h às 21h30. Apaixonada pela cultura dos azeites de oliva, Ana Beloto, sommelière de azeites, especializada na renomada Ifapa e pela Dcoop, na Espanha, e na Universidade Federal de Química do Uruguai, coleciona 18 prêmios nacionais e internacionais, promovendo a cultura do azeite de oliva no Brasil. No curso, Ana Beloto fala sobre os azeites produzidos em Minas, curiosidades e mitos, em uma degustação servida com espumantes.

“Beabá do Queijo Mineiro”, com Eduardo Girão, dia 11 de dezembro, quarta-feira, das 19h30 às 21h30. Jornalista gastronômico especializado em queijos, Eduardo Girão aborda o vasto panorama dos queijos produzidos no estado. Na degustação comentada, ensina como reconhecer a qualidade de um produto e os princípios da harmonização. Apresenta as principais regiões produtoras, a forma ideal de degustação do queijo, técnicas de produção e maturação, mofos e tipos de leite.

“Assados Caipiras”, com Mariana Gontijo, dia 17 de dezembro, terça-feira, das 18h30 às 22h. Gastrônoma pelo Centro Universitário UNA, membro da Frente da Gastronomia Mineira e proprietária do Roça Grande – Comida de Fazenda e do Tacho, Mariana Gontijo defende a cozinha de raiz, no resgate e na valorização das receitas regionais, dos ingredientes típicos e nativos, bem como às técnicas tradicionais, com foco na comida mineira caipira. No curso, a chef mostra como fazer assados de proteínas caipiras, como porco, boi de pasto e frango caipira. Apresenta técnicas, temperos e sugestões de acompanhamentos e faz uma petit degustação.

Garanta logo seu lugar. Os cursos têm vagas limitadas. Inscrições pelo site do Sympla: www.sympla.com.br. Mais informações pelo site da Mineiraria: www.minieraria.com.br

Redes sociais: Instagram: @mineirariaoficial – Facebook: @mineiraria

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×