Quinta Feira, 23 de janeiro de 2020

Home / EDITORIAS  / Internacional  / Os melhores lugares da República Dominicana para observação de aves

Os melhores lugares da República Dominicana para observação de aves

O sudoeste do país e a costa norte contam com diversas áreas naturais protegidas onde se pode observar muitas das 300 espécies de aves que vivem no país, incluindo as 32 que existem apenas na região

Graças à diversidade de ecossistemas que existem no país, a República Dominicana conta com condições excepcionais para a observação de aves. Ilhas, bosques de diversos tipos, mangues e lagoas são a casa de 300 espécies de aves, das quais 32 são endêmicas, ou seja, existem apenas nessa região, e outras estão em perigo de extinção, se convertendo em um destino imperdível no Caribe para os amantes desta atividade.

“Todos os anos, nosso destino recebe fãs de birdwatching, que são atraídos não apenas por espécies endêmicas, que representam uma quantidade alta para um único país, mas também pela vantagem de poder combinar a observação de aves com visitas a lugares deslumbrantes, como as praias virgens de Bahía de las Águilas, no sul, ou a natureza imponente da costa norte”, afirma Magaly Toribio, Diretora de Marketing do Ministerio de Turismo de República Dominicana (MITUR).

As espécies endêmicas incluem, entre outras, a palmeira de cigua, a ave nacional do país; o carpinteiro de hispaniola; o periquito de hispaniola; o corvo de pescoço branco; o curtidor de coroa preto e a andorinha dourada.

O sudoeste do país é uma das regiões mais atrativas para os amantes de aves. Com uma superfície de 1.000 km², sendo 70 km de uma longa área que se estende pelas províncias de Bahoruco, Baharona e Pedernales, o local é conhecido pelo Parque Nacional Sierra de Bahoruco, que abriga uma impressionante variedade de árvores, com mais de 2 mil metros, além dos pinhos de Hispaniolas. Observadores de aves de todo o mundo recorrem às trilhas marcadas para avistar mais de 100 espécies.

No local, é possível encontrar um total de 30 espécies de aves que não são encontradas em nenhum outro lugar, como o periquito zumbador esmeralda, o trogón espanhol, o cortador de ponta larga e raro sapinho de bicknell. Na área, já foram vistos, também, espécies ameaçadas como o cuá, o tordo espanhol e o piquituerto de la española. Dentro do parque, no meio da floresta nublada, a pequena aldeia de cachote, com 1097 metros acima do nível do mar, oferece opções de hospedagem exclusivas para os observadores de aves, com excursões acompanhadas por guias locais.

A província de Pedernales conta, além disso, com dois locais excelentes para avistamento. A Laguna de Oviedo, a maior do país, está rodeada de densos menguizais e salpicada por 24 pontos onde se podem obsevar garças brancas, reais e azuis, playeros ocidentais, gaivotas, espátulas rosa, pelicanos, papagaios e belos flamingos americanos. Em ambos, o Parque Nacional Jaraguá – que abraça diversos ecosssistemas, incluindo lagoas e ilhas e as deslumbrantes praias da Baía de Las Águilas – vivem mais de 130 espécies de pássaros, dez dos quais são endêmicos. Você pode ver palomas coronadas blancas, flamingos americanos, assim como íbis brancos, águias-pescadoras, garças reais e azuis, entre outros.

Samaná, no norte do país, é outro destino imperdível para os amantes da ornitologia. Alí, o Parque Nacional Los Haitíses, que em taíno significa “terras montanhosas”, é uma área de 1600 km² que abriga uma incrível vida silvestre. Suas pequenas ilhas e manguezais, são ótimos locais para os observadores de aves, onde é possível ver com facilidade o buteo ridwayi – com perigo de extinção – o carpinteiro de sierra e o carpinteiro de la Hispaniola, assim como pelicanos, garças, garcetas e outras aves majestosas.

Um fator fundamental para fazer uma viagem “2×1”, que aproveite duas experiências em uma só oportunidade: se for visitar Samaná entre meados de janeiro e março, o plano perfeito é combinar o avistamento das aves com as baleias. Cada ano, ao menos 1500 baleias jubarte voltam nessa época para a Bahía de Samaná para cortejar, acasalar, dar à luz e vibrar nas águas quentes, em um verdadeiro espetáculo que atrai milhares de turistas de todo o mundo.

Além desses destinos, outros lugares destacados para a observação de aves na República Dominicana são o Parque Nacional Lago Enriquillo (Barahona), o Parque Nacional Valle Nuevo (Constanza) e Montecristi (centro do país).

Sobre a República Dominicana
A República Dominicana é um destino muito especial e exclusivo, reconhecido mundialmente pelas atrações inusitadas, pela rica cultura, confortos e pelo clima perfeito durante todo o ano. Facilmente acessível em voos diretos da maioria dos principais aeroportos, o país agrada celebridades, casais e famílias. De trilhas para praias desconhecidas e campos de golfe de classe mundial, na República Dominicana é possível se sentir renovado nas luxuosas e diversas acomodações, explorando relíquias antigas de séculos passados, desfrutando da comida típica e de aventuras de ecoturismo nos magníficos parques nacionais, montanhas e rios. Rodeada pelo mar do Caribe ao sul e pelo Oceano Atlântico ao norte, a República Dominicana oferece uma variedade de esportes, atividades de lazer e entretenimento, além de experiências culturais únicas, como a dança, festas de carnaval e outras especialidades dominicanas, como charutos, rum, chocolate, café, âmbar e larimar (pedra rara e exclusiva do país). Entre a aventureira Puerto Plata, a exuberante Samaná, a histórica Santo Domingo, a ensolarada Punta Cana, a luxuoso La Romana e a alegre Barahona, há um país em que cada região tem muito a oferecer para qualquer viajante e orçamento. Além das experiências inexploradas de costa a costa, o país também tem uma reputação mundial por seu povo caloroso e hospitaleiro. Com oito aeroportos internacionais e nove zonas ecológicas diferentes, nunca foi tão fácil ou interessante explorar a República Dominicana. Para mais informações e para começar a planejar sua viagem, visite o site oficial do Ministério do Turismo da República Dominicana em: godominicanrepublic.com/pt-br/

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×