Quinta Feira, 09 de abril de 2020

Home / DESTAQUES AGÊNCIA DE NOTÍCIAS  / COMEÇA POR BELO HORIZONTE O “ROADSHOW 2020” COM VINHOS DE PORTUGAL

COMEÇA POR BELO HORIZONTE O “ROADSHOW 2020” COM VINHOS DE PORTUGAL

No dia 30 de março, o projeto “Roadshow 2020 – Vinhos de Portugal” da início à programação do ano em Belo Horizonte, no Hotel Mercure Lourdes, com masterclass e degustação de aproximadamente 190 rótulos portugueses. Na sequência, as cidades de Goiânia e Brasília receberão as outras etapas, tendo assim oportunidade de descobrir a riqueza dos sabores proporcionados pelos vinhos.

Os produtores portugueses presentes no evento serão: Aveleda, Pathernos-Winemaker, Jean-Hugues Gros Wines Unip Lda, Casa Clara, Casa Relvas, Casa Santos Lima, Carmim, Global Wines, Quinta do Paral, José Maria da Fonseca, Quinta do Vallado, Dona Maria – Julio Bastos, Quinta de S. Sebastião, Quinta das Arcas, Quinta dos Avidagos, D’Alegria Vinhos, Quiz Wines & Spirits, Monte da Ravasqueira, Quinta do Portal, Sogrape Vinhos S.A., Quinta do Crasto, Esporão e Cartuxa – Fundação Eugenio de Almeida.

O Roadshow começa com uma masterclass especial sobre os Vinhos de Portugal, direcionada aos profissionais do setor, em que o orador será o prestigiado Marcio Oliveira. O evento prossegue com uma degustação com cerca de 190 rótulos disponíveis, para profissionais e também para o público. Serão apresentadas as peculiaridades que o país oferece, são mais de 250 uvas autóctones. Os portugueses se destacam por elaborar vinhos singulares e são considerados mestres em fazer “blends”. As variedades mais utilizadas para a produção do vinho tinto são a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Amarela, Trincadeira, Aragonez, Syrah, Baga e Castelão. Já as castas brancas mais utilizadas são a Alvarinho, Arinto, Antão Vaz, Viosinho, Verdelho, Encruzado e Fernão Pires.

Ao mesmo tempo em que acontecem as degustações, há também a parte mais divertida do evento: o “Wine Game”. A proposta inclui três mesas onde os participantes terão que identificar os principais aromas do vinho, regiões e as uvas presentes em cada vinho. Os vencedores receberão brinde. Não haverá apostas em dinheiro.

Portugal é um dos principais produtores de vinho no mundo e a sua posição no mercado brasileiro tem crescido a cada dia. Em termos globais, Portugal é o 9º maior exportador mundial, em valor e em volume. O Brasil, por sua vez, é um dos mercados mais importantes para o vinho português, sendo o 4º mercado em valor e o 5º mercado em volume (fonte IVV/2018). Em relação ao mercado brasileiro, Portugal ocupa um lugar de destaque, sendo o 2° maior país importado, perdendo apenas para o Chile, com 13,79% do Market Share em valor e 14,79% do Market Share em volume (fonte Adão Morellatto/2019).

O evento é realizado por meio da agência Exponor Brasil Feiras e Eventos, especialista em Live Marketing.

SERVIÇOS

Degustação dos Vinhos de Portugal 2020 em Belo Horizonte

Data: 30 de março

Local: Hotel Mercure Lourdes (Av. Contorno 7315 – Bairro Lourdes)

Profissionais Convidados: das 16h às 21h.

Consumidores: das 18h30 às 21h

Masterclass (palestra com degustação): das 15h às 16h – limitado a 25 profissionais do setor.

Ingressos: https://www.sympla.com.br/degustacao-dos-vinhos-de-portugal-em-belo-horizonte—roadshow-2020__791611 (leve o comprovante impresso ou pelo celular)

Exponor Brasil: Fundada em 1856, a EXPONOR – Feira Internacional do Porto, considerada uma das principais organizadoras de feiras e eventos do mundo, atua na gestão de feiras de negócios em Portugal. No Brasil está presente desde 1998, foi constituída como Exponor Brasil, realiza eventos em diversos setores econômicos, oferecendo serviços personalizados para feiras, eventos, organização de conferências, marketing promocional, marketing digital, ativação de marcas, além de atividades comerciais para setores proativos que buscam opções de negócios no Brasil e no exterior. A agência, além do mais, é responsável pela gestão administrativa e comercial do Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo. Site: www.exponor.com.br.

Vinhos de Portugal: a marca Vinhos de Portugal ou Wines of Portugal foi criada em 2008, tem como objetivo principal promover a imagem dos vinhos portugueses nos diversos mercados internacionais. É uma marca coletiva liderada pelo IVV, Instituto da Vinha e do Vinho. Site: www.winesofportugal.info

Marcio Oliveira: Engenheiro Civil de formação é Editor do Vinotícias – Informativo via internet sobre a arte e cultura do vinho, com Blog, Facebook e Instagram (www.vinoticias.com.br); já foi Diretor de Degustação e Vice-Presidente da SBAV-MG; Diretor de Degustação da Confraria de Sommeliers Profissionais de Belo Horizonte; professor do Curso de Sommeliers na ABS-Minas, com a função de Diretor de Degustação. Atualmente é consultor para adegas particulares, restaurantes, lojistas e importadoras, oriento 12 (doze) confrarias de amantes de vinhos e é jurado em concursos enológicos nacionais e internacionais. Eleito em Minas Gerais como Personalidade do Mundo do Vinho 2004, 2005, 2006, 2007 e 2010 do Prêmio Amigo do Vinho SBAV-MG e citado na categoria “Pessoa do Vinho Mais Influente” no Brasil em 2009 na Revista alemã Meininger´s Wine Business International juntamente com Marcelo Copello e Jorge Lucki.

redacao@mgturismo.com.br

Agência de Notícias do Turismo, noticiário de MG, do Brasil e exterior em tempo real. O mais tradicional jornal especializado em turismo de Minas Gerais, com circulação ininterrupta desde 1985.

Avalie esta notícia:
0 Comentário

Sorry, the comment form is closed at this time.

Leia a Edição

Edições Anteriores

Confira os destaques

Nenhuma matéria foi encontrada.

×