Notícias

5 vantagens de fazer um intercâmbio como voluntário

Foto: Unsplash
Se você curte aprender sobre novas culturas e ainda deixar uma marca positiva, esse é o seu tipo de intercâmbio 

Explorar o mundo é uma experiência desejada por muitos, mas é bem frequente que surja a insegurança na hora do planejamento. É comum ter diversas dúvidas, principalmente, se for sua primeira viagem para fora do país. Mas para evitar o frio na barriga é preciso um bom planejamento e um dos primeiros passos é definir qual a finalidade da sua viagem. 
Há quem queira aprender uma nova língua, quem quer fazer intercâmbio para trabalhar ou até mesmo se aperfeiçoar na área de atuação. Mas uma das opções também é o intercâmbio voluntário. Por isso, reunimos algumas das vantagens a serem consideradas por quem está cogitando esse tipo de viagem, além de dicas de quem entende do assunto, Juliana Almeida, empresária no ramo de viagens. 

1. Atuar na área de interesseExistem voluntariados focados em diversas áreas. É possível escolher um projeto que foque em questões de moradia e habitação, como também existe a possibilidade de ser voluntário na área educacional, articulando ações no ambiente escolar. 

2. Se inserir através de trabalhos Essa também é uma chance de entender como funcionam determinadas áreas dentro do país escolhido. Afinal, são nessas experiências que é possível identificar quais as diferenças da cultura local em relação à sua bagagem já existente. “Estar em outro país é, sobretudo, aprender e absorver uma riqueza cultural diferente da nossa”, explica Juliana Almeida, empresária e fundadora da Almeida Travel. 

3. Usufrui das vantagens de uma viagem comum Não é porque você estará oferecendo seu trabalho que não vai conseguir turistar. A vantagem do voluntariado é justamente o plus do trabalho voluntário, sem deixar de conhecer o destino. “Esse tipo de viagem reúne aventura, praias paradisíacas e o voluntariado. Quênia, no continente africano, é um dos destinos que possui belezas naturais e diversidade cultural”, conta a empresária. 

4. Deixar sua marca É claro que em qualquer viagem você vai se conectar com as pessoas e trocar experiências. Mas, no intercâmbio voluntário, você deixa a sua própria marca, o seu próprio olhar. “Vivi isso na pele! Fiz o intercâmbio voluntário no continente africano e estou envolvida com algumas iniciativas até hoje”, conta Juliana Almeida.

5. NetworkCaminhamos cada dia mais para um mundo globalizado. Ter contatos internacionais pode ser interesse para diferentes tipos de negócios, seja para desenvolver projetos ou até mesmo para obter persperctivas diferentes, debater e explorar outros mercado. Além de que em Intercâmbios, além de reforçar o network, é possível fazer amigos!