Notícias

“Abre Caminho” impulsiona turismo no Pará

                Aos poucos, o segmento turístico na Amazônia e, em especial, no Pará começa a dar sinais de considerável melhoria após um período que, segundo observadores, “é para esquecer” tantos foram os graves problemas enfrentados por empresas de médio e grande porte. O avanço na vacinação em alta escala, impelida por medidas mais severas (como o Decreto Lei editado pelo Governo do Estado obrigando a imunização da população inclusive penalizando funcionários públicos que não cumprissem o determinado) proporciona um volume maior de negócios neste final de ano.

                Ações governamentais como o Plano “Abre Caminho”, criado em 29 de julho de 2020, contribuem significativamente para a retomada das atividades turísticas no Pará. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), envolve uma série de estratégias. Uma delas, denominada “Redescobrir o Pará”, motiva turista e a população paraense a viajarem pelos municípios, além de promover qualificações para condutores de turismo e ecoturismo – já foi mais de 150 até agora -, com parceria do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio). O primeiro módulo, sobre trilhas e caminhadas, está em andamento no município de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins.

O secretário de Estado de Turismo, André Dias, reforça o empenho em contribuir para amenizar os prejuízos ao setor por conta das paralisações decorrentes da pandemia de Covid-19. Linha de crédito especial para turismo no Fundo Esperança, capital de giro no Banco do Estado do Pará (Banpará) para empresários, reposicionamento digital e formulação do site promocional “Visit Pará” são algumas das medidas já tomadas, ou que estão previstas.

Divulgação: SETUR/Pará

MALHA AEROVIÁRIA

Um dos importantes alavancadores do retorno do turismo no Estado é a atenção dada ao setor aeroviário tanto por parte do ministro do Turismo, Gilson Machado, assim como pelo governador paraense, Helder Barbalho, que ainda em 2019 discutiu a conclusão de quatro aeroportos de municípios chaves para o desenvolvimento de estratégias para fortalecimento do turismo. Além da revitalização do aeroporto de Oriximiná, o Aeroporto de Breves é o principal terminal aéreo da região da Ilha do Marajó, importante núcleo turístico. O Aeroporto de Paragominas atende a região Nordeste do Estado, em uma cidade com mais de 110 mil moradores. A região tem intensa atividade econômica, mas aeroporto não permitia operações por instrumentos e atende apenas taxi aéreo e aviação executiva.

O Aeroporto de Itaituba é o maior dos quatro e o mais importante aeroporto da região Sudoeste do Pará. É atendido pela aviação comercial, notadamente MAP e Azul, que operam voos para cidades vizinhas e a capital, Belém. Ganhou importância com a ampliação da BR-163, que corta o estado e é uma importante via para o escoamento da soja. O terminal aeroportuário de Redenção atende a região sul do estado. Em abril deste ano, uma equipe da Comissão de Aeroportos Regionais da Amazônia (COMARA), que pertence a Força Aérea Brasileira, esteve no terminal para tentar resolver entraves que atrapalhavam a ampliação do aeroporto.

Após ser entregue pelo Governo do Pará em julho deste ano, o Aeroporto de Salinópolis (PA) está liberado para voos comerciais. A Portaria Nº 6645, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), autorizou operações no aeroporto da cidade. Pela portaria, fica determinada ainda a renovação de inscrição do equipamento por mais dez anos.

O governador Helder Barbalho (MDB) comemorou a conquista: “O aeroporto de Salinopólis estará apto para receber voos comerciais. Com esta autorização da ANAC, as companhias poderão planejar o início da operação no aeroporto, fomentando o turismo e a economia na região do Salgado”, disse o governador paraense.

Em Salinópolis, um dos municípios mais procurados por turistas no nordeste paraense, em julho deste ano, o Governo do Pará entregou as novas instalações do aeroporto, totalmente reconstruídas e ampliadas. O aeroporto estava, há dez anos, interditado por falta de manutenção, mas recebeu melhorias em todo o terminal de passageiros, que inclui sala de espera, banheiros, lanchonete, balcão de informações, salas administrativas, embarque, desembarque e outras dependências. Em breve, com nova iluminação, o aeroporto também poderá receber voos noturnos.

A nova pista tem 1,9 quilômetros de extensão, o que permite pouso e decolagem de aeronaves com até 60 passageiros. O aeroporto se integra às obras e serviços realizados pelo Estado a fim de incentivar o desenvolvimento do turismo na região. Com a obra, todos os municípios da região do salgado ganham a inclusão de uma nova rota turística em todo o Estado, estimulando, também o turismo em outras cidades.

(Com informações da Agência Pará\Ministério da Infraestrutura)