Notícias

Adaptações para melhorar o bem-estar dos pets em casa

Beagle dog female owner caress stroking her pet lying on the back on natural stroking dog on the floor and enjoying the warm home atmosphere.

Pequenas mudanças no lar ajudam os animais de estimação a ter mais qualidade de vida

Os pets precisam que suas necessidades sejam consideradas para que vivam bem em casas e apartamentos. É possível adaptar o lar para melhorar o bem-estar dos animais de estimação. Algumas dicas simples ajudam o bichano em sua rotina, e os tutores podem implementá-las para o conforto dos animais.

Antes de tudo, é preciso considerar se o ambiente proporciona perigo ao animal. O ideal é retirar objetos de decoração que fiquem na altura do pet se eles são do tipo curiosos. Alguns deles podem acabar brincando e até engolindo algum item. Isso vai fazer com que o tutor se sinta frustrado por perder um objeto decorativo e também pode ocasionar problemas de saúde para o animal.

O animal precisa de um lugar para cada uma de suas necessidades. Para dormir, é interessante que ele tenha uma caminha e um lugar determinado para que possa descansar. O lugar de se alimentar também deve ser mantido. Também necessitam do lugar de fazer as suas necessidades, se ainda fazem em casa.

Para a área onde o pet faz suas necessidades, o ideal é um material fácil de limpar como o piso vinílico ou o porcelanato. A higienização fica mais fácil. Mesmo com o uso do tapetinho higiênico, algum líquido pode ainda alcançar o piso. Esses tipos de piso não irão absorver a urina do pet. Assim, mantém-se um ambiente limpo que beneficia a todos que vivem por lá.

Os animais de estimação se adaptam e aprendem a fazer também suas necessidades fora de casa. O treino se faz necessário para que aprendam o lugar certo para isso. Conforme vão crescendo, a maioria deles aprende a somente fazer suas necessidades na rua.

Se tiver escadas, é preciso fazer uma rampa para que os pets consigam se deslocar com facilidade. Os animais de pequeno porte podem desenvolver problemas ortopédicos ao utilizar as escadas. Animais maiores conseguem se locomover sem grandes impactos em sua saúde, já que os obstáculos são menores para eles.

As varandas precisam de telas de proteção. Algumas janelas também podem necessitar de redes, dependendo da altura e do acesso do animal. O melhor é prevenir ao máximo para evitar acidentes. O animal pode querer explorar o ambiente e acabar caindo. Outro item que pode ajudar é o tapete, para que o cão consiga se deslocar com maior facilidade, sem escorregar.

O lar também precisa ser interessante para o animal. Assim, o enriquecimento ambiental se faz essencial. Há diversos brinquedos para pets que podem estimular tanto o físico quanto a mente dos animais. Assim, eles gastam sua energia e não ficam entediados.