Notícias

Arcos Dorados tem 60% das promoções de 2021 conquistadas por mulheres

Alessandra das Graças Silva ingressou no Méqui em BH aos 43 anos

Com programas de desenvolvimento e ações de acolhimento, companhia promove a ascensão profissional e pessoal de suas funcionárias

Em meio às reflexões e discussões que o Dia Internacional da Mulher promove, há o importante debate acerca da presença feminina no mercado de trabalho e o incentivo à equidade de gênero. E, na Arcos Dorados, empresa que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, esse tema também é prioritário dentro da gestão e do desenvolvimento de pessoas. Desde a criação de seu Comitê de Diversidade & Inclusão, chamado Somos, em 2018, a companhia tem conquistado um aumento gradativo no número de promoções de mulheres a cada ano.

Em 2021, 52% de todas as promoções a cargos de liderança concedidas pela companhia no Brasil foram conquistadas por mulheres. Considerando todas as promoções, elas representam 60%. Quando olhamos apenas para as pessoas promovidas a líderes dos restaurantes McDonald’s no Brasil, a maioria também fica com as mulheres, com cerca de 55% do total. Para atuar diretamente no eixo de Equidade de Gênero, a companhia implementou a Rede de Mulheres, grupo que promove práticas de equidade diante as oportunidades, ações afirmativas e busca dar visibilidade aos seus talentos dentro da empresa.

O incentivo ao crescimento profissional dessas funcionárias está ligado ao compromisso da Arcos Dorados em gerar oportunidades de emprego e investir cerca de R$40 milhões anuais no desenvolvimento de suas pessoas. Além disso, a companhia oferece programas de Saúde e Bem-Estar para que todos se sintam acolhidos, confortáveis e seguros, como o Laços Dourados, iniciativa lançada em 2017, voltada à identificação e apoio a gestações de risco entre as funcionárias, com o objetivo de diminuir o índice de prematuridade dos bebês, melhorando a qualidade de vida da gestante e do recém-nascido. Outro exemplo é o programa McAmigo, que disponibiliza uma linha anônima para que os colaboradores possam consultar especialistas de nove áreas, como atendimento psicológico e jurídico, para receber apoio nos momentos em que mais precisam.

Realizando Sonhos

As conquistas vão além do aspecto profissional, contribuindo para a realização de sonhos. É o que mostra a história da Alessandra das Graças Silva. Formada em Gestão de Pessoas, Alessandra ingressou no Méqui em BH em abril de 2015, aos 43 anos, após concluir a faculdade e ficar desempregada. “Trabalhava há oito anos no departamento de RH de uma empresa quando fui demitida com vários outros funcionários por conta de dificuldades que a companhia atravessava naquele momento. Estava com 43 anos na época, me sentia madura, experiente, totalmente produtiva, havia concluído uma faculdade e precisava me recolocar no mercado”.

Alessandra das Graças Silva ingressou no Méqui em BH aos 43 anos
 

Segundo ela, quando começou a distribuir currículos e participar de algumas entrevistas de emprego percebeu que não seria fácil e o quanto as empresas e o mercado rejeitam profissionais por conta da idade. Alessandra conta que foi estimulada por uma colega da faculdade que trabalhava no McDonald’s a participar de uma entrevista e, na sequência, foi contratada como Assistente Administrativa do restaurante do bairro Buritis, em BH. Em fevereiro de 2021 foi promovida a Supervisora de Área e, em outubro, foi novamente promovida, desta vez a Gerente de Plantão, cargo que ocupa atualmente, com 49 anos. “O McDonald’s abriu as portas, me acolheu num momento de vulnerabilidade e me deu a oportunidade de mostrar minha capacidade e compartilhar minha experiência e conhecimento com jovens que estão entrando no mercado de trabalho, em seu primeiro emprego. Adoro gente, do lado de dentro, com os colegas de trabalho, e fora do balcão do restaurante, com os clientes. Conviver com pessoas mais novas, várias delas da idade ou mais novos que meu filho, me estimula, me revigora e me faz sentir viva, útil e produtiva. Ensino e compartilho meu conhecimento e experiência, mas também aprendo muito com eles todos os dias”, afirma Alessandra.

Reconhecer trajetórias como a da Alessandra é um dos objetivos da Receita do Futuro, estratégia ESG da Arcos Dorados que guia a atuação socioambiental da companhia, incluindo o cuidado e o desenvolvimento de suas pessoas. “Sabemos que a cada iniciativa de inclusão e empregabilidade, impactamos positivamente a vida de milhares de pessoas. A Equidade de Gênero é uma de nossas prioridades e a atuação da Rede de Mulheres continuará sendo direcionada para o incentivo ao desenvolvimento de carreiras e a presença de mulheres em cargos de liderança”, comenta Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados no Brasil.

Clique aqui para saber mais sobre a Receita do Futuro.

Reconhecimento Great Place to Work

A Arcos Dorados mais uma vez marca presença no ranking do Great Place to Work (GPTW), que indica quais são as empresas que oferecem, no Brasil, um dos melhores ambientes de trabalho a seus funcionários. Desta vez, a companhia ocupa a segunda posição na categoria “empresas de grande porte do varejo”, com mais de 10 mil funcionários. Já em “empresas médias de varejo”, o reconhecimento se estendeu também ao Grupo Levvo, uma das franqueadas do McDonald’s no Distrito Federal e em Goiás, que novamente ocupa a 1ª posição no ranking, assim como em 2020.

Com participações acumuladas desde 1997 e alguns prêmios conquistados no ranking GPTW no país, a Arcos Dorados reforça o conjunto de crenças que a companhia coloca em prática em todas as oportunidades que possui. Entre elas, destaque para a geração de oportunidade para o primeiro emprego e incentivo ao crescimento profissional a partir de um plano de carreira estruturado, treinamentos e capacitações, programas de aprimoramento, além de iniciativas que tem o objetivo apoiar e impactar positivamente a vida dos seus funcionários.