Notícias

Capacitação técnica alinhada com mercado de trabalho ganha destaque no Estado de Minas Gerais

Capacitação de qualidade é caminho para um bom desenvolvimento socioeconômico regional. Ainda mais quando se fala da qualificação técnica, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. A capacitação técnica é um dos caminhos para superar o empecilho que se chama “apagão de mão de obra”, onde falta mão de obra qualificada para ocupar vagas em vários setores da economia.

De acordo com pesquisas do IBGE/Pnad/2019, entre as vantagens do ensino técnico está o fato de a taxa de empregabilidade dos egressos de cursos técnicos ser, em média, de 73% e de a renda per capita familiar desse grupo ser 20% superior a dos estudantes do ensino médio regular. Já a taxa de emprego formal (com carteira assinada) pode aumentar 38% para os jovens que têm formação técnica. As pesquisas também mostram que 90% dos jovens acreditam que têm mais oportunidades fazendo um curso técnico. E 53% deles apontam o ingresso mais rápido no mercado de trabalho como razão para fazer um curso técnico.

As pesquisas apontam o bom investimento nos cursos técnicos e profissionalizantes, ainda mais no momento atual. Com esse pensamento, o Governo de Minas Gerais criou o projeto “Trilhas de Futuros”, que garante vagas de cursos técnicos gratuitos em todo o Estado. E, claro, a maior rede de ensino técnico particular brasileiro não poderia ficar de fora do propósito. As unidades da rede Grau Técnico Centro, Contagem, Barreiro, Venda Nova e Sete Lagoas foram selecionadas para fazer parte da parceria com o Governo de Minas Gerais, ofertando 1900 vagas para cursos técnicos.

De acordo com a franqueada do Grau Técnico na região, Joana Ricci, a parceria irá estreitar laços para melhoria da educação técnica e do mercado de trabalho. “Nos candidatamos para participar do Trilhas de Futuros em prol de causas maiores: a educação e o mercado de trabalho. Nós da rede Grau Técnico agora somos um parceiro do Estado e nos disponibilizamos como ponte para o crescimento técnico, assim como diz nossa vertente educacional”, celebrou.

O Grau Técnico é o carro-chefe do grupo Grau Educacional. Com 89 unidades, presente nas cinco Regiões do País, o Grau Educacional oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios. A duração dos cursos varia de três meses a dois anos, com aulas de uma a três vezes na semana.

Para mais informações sobre o projeto: http://www2.educacao.mg.gov.br/mapa-do-site/cidadao/trilhas-de-futuro