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Como a FITUR foi a “Feira da Recuperação”

Evento em Madrid ultrapassou expectativas diante do cenário mundial

Antonio Euryco para o JORNAL MG TURISMO

Com o ativo papel da Organização Mundial do Turismo, a participação dos Ministros de Turismo de 21 paises (não, o nosso não estava…testou positivo!) e 4 delegações oficiais, a multiplicada presença de autoridades espanholas a partir da Casa Real, com suas Majestades, o rei Felipe VI e a rainha Sofia, do Presidente do Governo, Pedro Sánchez,  e de boa parte do  mundo representativo do turismo internacional, a 42ª. edição da FITUR foi uma ‘feira de recuperação’ para o setor, impacto demonstrado pelos 111.913 visitantes de 127 paises, com 91.193 profissionais. Ponto de encontro global, reuniu mais de 7 mil empresas, com números que colocaram em destaque o esforço de toda a indústria turística para gerar novas oportunidades e trazer solidas expectativas para daqui em frente…desde que a pandemia ganhe maior controle mundial. 

Em uma mensagem de confiança global, os números da FITUR 2022 superaram todas as expectativas, 10 por cento acima das previsões mais otimistas. A recordar que a feira de 2020 foi antes da crise sanitária (255 mil participantes), a de 2021 teve formato híbrido, e esta, de 19 a 23 de janeiro, aconteceu em uma situação de projeção otimista. O mundo quer voltar logo a viajar.

Os 415 milhões de viajantes do ano passado foram 72 % menos em comparação com o movimento anterior ao Coronavirus. Com a crise mundial do COVID-19. o setor de viagens e turismo foi um dos mais atingidos, tanto que o tráfego aéreo diminuiu 54%. A recuperação econômica internacional em 2022, ou o seu inicio (assim esperamos), passa muito pelo setor .  

A resposta de destinos e empresas foi excelente e mostrou uma tendência em alta. Afinal, viajar é uma  atividade que nos enriquece por dentro, abre nossa mente, permite o conhecimento de outras culturas e o aprendizado de formas diferentes de ver a Vida. Viajar é um requisito indispensável para aprender e sentir. 

Todo este movimento em torno da FITUR 2022 teve um impacto de 150 milhões de euros na capital espanhola, como revelou Isabel Dias Ayuso, durante a celebração do ‘Dia de Madrid’. A Presidente de La Comunidad de Madrid considerou esta edição como ‘grandiosa, comparável às melhores anteriores’. Todas as comunidades autônomas trabalharam muito o destino do Pais e Madrid apresentou-se como Patrimonio Cultural e destino cosmopolita como o de melhor estilo de vida.  E o governo espanhol elegeu a FITUR para a apresentação do segundo Plano de Sustentabilidade que a partir de março vai destinar ao longo deste ano,  720 milhões de euros para investimentos em todo o pais, e 65 milhões em  extensão também à Gastronomia.

‘A mais relevante’

Pedro Sánchez disse que a FITUR mostrou que é uma feira que melhora a cada ano, inova sempre e está à frente dos grandes eventos mundiais, sendo vital para a economia turística. O governante salientou que, no ano passado, mesmo com todos os problemas pandêmicos, a Espanha registrou quase 30 milhoes de visitantes, com gasto superior a 31.200 milhões de euros. 

O impacto da FITUR 2022 na cobertura mediática internacional foi quase o dobro em relação ao ano passado. Desta vez foram 3.981 profissionais de imprensa, representando 40 paises. Também foi duplicada a participação nos canais de redes sociais, mais de 6 milhoes de acessos e 90 mil na interação. O impacto digital da hastag #Fitur2022 em todas as plataformas superou os 600 milhões.  

Pelos 8 pavilhões da IFEMA espalharam-se conteúdos e ofertas, além de centenas de atividades como fóruns, debates, apresentações especificas, coletivas, e distintas propostas para dinamizar o mercado. Assim, os profissionais movimentaram a FiturTechy, o espaço Travel Technology,  a Fitur Know How & Export, a Fitur Mice, Fitur Screen, Fitur LGBT+, Fitur Talent, Fitur Lingua, o Observatório de Sustentabilidade,  a estréia da Fitur Cruises e a segunda edição da Fitur Woman.  

Contou também com o Helixa Experience, o centro de inovação da IFEMA Madrid, destinado a impulsionar vanguardas tecnológicas nas atividades de feiras.  

E o Brasil ?

Como sempre, uma participação nada além de discreta. A divulgação de destinos e capacitação no estande foi o principal enfoque. Promovida pela Embratur  teve representantes de regiões turísticas mostrando os atrativos habituais. Natureza, sol e praia, gastronomia, cultura, ecoturismo, enoturismo, turismo náutico e mesmo o esporte. Destaque para as tratativas de Carlos Brito e comitiva do Mtur junto aos representantes do setor de patrocínios globais do Real Madrid, em busca de uma proposta de parceria para a divulgação do destino Brasil  através do famoso clube madrilhenho. 

Outro ponto de atenção foi a negociação com a Iberia para uma maior promoção brasileira na Europa visando o incremento de voos da companhia. O diário de São Paulo para Madrid retorna agora em fevereiro.  

Nesta edição, a presença brasileira na FITUR teve Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e São Paulo. ganhando atenção o Litoral Norte, com as cidades da região, entre elas Ilhabela e Caraguatatuba.

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Ministro Gilson Machado Neto participa da capacitação de representantes de destinos brasileiros. Crédito: Victor Seco/Embratur

Novidades, Destaques e etc…

Entre os ‘gigantes’ do turismo mundial, as ausências mais sentidas foram os Estados Unidos e Alemanha. Óbvio que pelos motivos pandêmicos. 

17 paises latino-americanos estiveram presentes. Somente o trio Bolivia, Paraguai e Equador não contou com estandes. A Republica Dominicana festejou e muito sua destacada participação, foi o pais-convidado nesta edição. Outro que alinhou bastante foi Porto Rico que confirmou a promoção da próxima sessão do WTTC (Conselho Mundial do Turismo) para a Sustentabilidade, em 14 de junho. O estado norte-americano no Caribe não fechou nenhum hotel ou aeroporto durante todo este período e recebeu 8,7 milhões de visitantes em 2021. Já o México destacou além do seu rico patrimônio cultural e historico, o Trem Maya, ambicioso projeto na península de Yucatan. Já o  Chile apresentou como destaque a Antartica e as excursões polares. E o Peru inseriu a politica publica com destaque para as mulheres, além da promoção como destino bio-seguro.

A China esteve com os aros olímpicos e os Jogos de Inverno. A Russia enfatizou Moscou como uma das melhores cidades para visitação enquanto a Malásia mostrou seu principal e mais rico estado, Selangor, a 15 km de Kuala Lumpur, como um destino a descobrir. Ali está a impressionante Mesquita Azul, entre outros atrativos. 

Que tal conhecer o maior spa termal do sul da Europa ? Em Caldea, na pequena Andorra, com atividades balnearias durante a noite e observação de estrelas. O complexo que existe desde 1994, prepara-se para um novo  e luxuoso hotel em breve, com base na campanha ‘SSPAAESPETACULAR’. Promete. 

E a Toscana, uma das maravilhas italianas, promoveu o concerto privado de Andrea Bocelli, no Teatro del Silenzio,  28 de julho. Um espetáculo musical impar, em mais uma iniciativa beneficente da fundação dirigida pelo artista.   

E teve muito mais, um legado de atrações múltiplas. Assim, para quem teve disposição e interesse em percorrer os espaços da FITUR – especialmente os estandes – muito a ver e conferir. Uma feira-festival com o melhor das viagens em todas as dimensões. Tanto que a Espanha surpreendeu com o projeto de se tornar o líder do turismo low cost espacial nas instalações de Jáen, com viagens de globos espelhados impulsionados por hélio e monitorados por robôs.