Tocando o mundo

Conheça o Acre

Susanna Elita*

O Acre está localizado na região Norte do Brasil e faz fronteira com dois países, Peru e a Bolívia. As principais atividades econômicas do estado são a extração de borracha e castanha, a agricultura, é

Bastante úmida, com chuvas e calor intenso o ano todo, Rio Branco é uma das capitais do Brasil mais bem cuidada e limpa, e totalmente preenchida por uma ampla malha ciclo viária. Investimentos pesados em infraestrutura, mobilidade e tecnologia dão seus primeiros frutos na cidade. O transporte público tem melhorado e há internet sem fio em boa parte do Centro, por exemplo.

Para amenizar as altas temperaturas comuns na região Norte, o melhor programa para quem viaja para Rio Branco são as atrações ao ar livre. Entre as opções estão o Parque Ambiental Chico Mendes, com um memorial repleto de painéis sobre o seringueiro. Metade dos 50 hectares da reserva é coberta por uma rica floresta, repleta de espécies animais e vegetais.

O restante do parque abriga campo de futebol, mirante, quadras de areia e ciclovia, além de trilhas. O Parque da Maternidade, por sua vez, é dividido entre ciclovia, quadras, bares, pista de corrida. A Casa dos Povos da Floresta é uma construção que representa uma maloca indígena por fora e uma casa de ribeirinho por dentro.

A cidade também é rica em opções para conhecer a história da região, como no Museu da Borracha, repleto de objetos indígenas, fósseis, réplica de casa dos seringueiros e painéis sobre cultura, religião e a revolução acreana.

Com tantas influências, um roteiro à parte é o pela gastronomia da região. Os quitutes típicos de Rio Branco são o Pirarucu à Casaca e quibes de arroz e de macaxeira. Este último mostra a influência da comunidade árabe na cidade, mas com variações do povo nordestino que migrou para o Acre na época da exploração da borracha. Há ainda a Saltenha, um prato típico da Bolívia, que é uma espécie de pastel frito recheado com frango, batata, alho e cebola, além da famosa costela de tambaqui. Para a sobremesa, sorvetes de frutas da região: cupuaçu, açaí, graviola, jaca, buriti, beribá, cajá e um mar infinito de nomes de frutos exóticos.

Uma dica importante para o turista que viajar para Rio Branco é em relação às horas. O Acre tem fuso horário de uma hora a menos em relação a Brasília.

A origem do nome Acre vem do “Aquiri”, que para os índios significa “Rio dos Jacarés”. O estado ainda é conhecido por seus apelidos “Extremo do Brasil, Estado das Seringueiras, Estado do Látex e Extremo Oeste”.

Bela visita de Rio Branco (AC)

*Susanna Elita é representante da Pharaoh Touch Worldwide no Brasil, especialista em turismo, Bacharel em Administração e Consultora de Estratégia de Negócios