Notícias

Corpo Consular de Minas Gerais comemora Dia Municipal do Cônsul

O ambiente consular é envolto de muita curiosidade e interesse.

Perfeitamente compreensível, pois o ambiente internacional e diplomático é realmente fascinante e glamoroso.

Presença maciça dos cônsules de carreira e honorários de Minas Gerais no prestigiado evento

A tecnologia favorece ainda mais o intercâmbio de bens e pessoas no mundo o que leva a necessidade crescente da diplomacia nas mais diversas áreas.

Nesse sentido, no último 6 de agosto, pela primeira vez, celebrou-se o Dia Municipal do Cônsul em Belo Horizonte (Lei 11.298/2021), iniciativa do vereador Irlan Melo que reforça o reconhecimento do trabalho destes atores nas relações entre os estados e cidadãos.

Adriana Musman (mulher do cônsul de Israel em Minas, Silvio Musman),Agnes Farkasvolgyi, Cônsul da Hungria em MG, Bethânia Grebler (mulher do Cônsul da República da Coreia, Eduardo Glebler), Patrícia Coutinho, Cônsul da Finlândia e representante mineira da Swedcham, e a Cônsul dos EUA em Minas Gerais, Katherine Ordonez.
Consul do Vietnã, Joao Alexandre Reis, e o vereador Irlan Melo, autor do projeto de lei do Dia do Cônsul

Atendendo os protocolos de segurança e saúde, cônsules e representantes de mais de 20 países reuniram-se para celebrar a data recém-instituída.

A palavra “cônsul” tem origem no latim, consule, quando, na Roma antiga, referia-se ao magistrado supremo eleito por um período ilimitado.

Atualmente, a definição de cônsul remete àquele que é responsável pelas relações entre seu país de origem e seu povo em território estrangeiro, para proteger seus cidadãos, além de fomentar o comércio e a cultura.

O papel do Cônsul é regulado, no plano internacional, pela Convenção de Viena sobre Relações Consulares, de 1963.

Na capital mineira existem mais de 40 Cônsules, entre honorários e de carreira, dentro de um universo de mais de 60 instituições e representações internacionais no estado.