Notícias

Declaração do porta-voz da Embaixada dos EUA, Tobias Bradford, sobre a visita do conselheiro Sullivan ao Brasil

O conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, visitou o Brasil no dia 5 de agosto, para discutir os interesses nacionais compartilhados das duas maiores democracias das Américas. Eles discutiram com seus homólogos brasileiros como os dois países podem trabalhar juntos para promover a segurança e a prosperidade compartilhada, avançar metas climáticas ambiciosas e combater a epidemia da Covid-19.

A delegação abordou uma gama de prioridades estratégicas durante as reuniões de alto escalão com o governo brasileiro. Com relação às mudanças climáticas, a delegação notou os compromissos assumidos pelo presidente Bolsonaro na Cúpula de Líderes sobre o Clima, em abril de 2021. Encorajou o Brasil a tomar medidas para colocar esses compromissos em prática, incluindo uma demonstração de esforços para combater o desmatamento ilegal antes da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP26) e uma revisão da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil.

Durante a visita, o conselheiro Sullivan expressou o apoio dos EUA à participação do Brasil como Parceiro Global da OTAN, como forma de aprofundar a cooperação de segurança de longa data entre o Brasil e os países da OTAN. Essa cooperação proporcionará maior acesso a treinamentos e educação de forma a aumentar a interoperabilidade.

Em relação ao 5G, os EUA continuam a ter fortes preocupações sobre o papel potencial da Huawei na infraestrutura de telecomunicações do Brasil, bem como em outros países ao redor do mundo.

Sobre a questão das eleições brasileiras, a delegação afirmou ter grande confiança na capacidade das instituições brasileiras de realizar uma eleição livre e justa em 2022. Também ressaltou a importância de preservar a confiança no processo eleitoral que tem longa história de legitimidade no Brasil.