Notícias

Decoração moderna: saiba como aderir a essa nova tendência, sem muito esforço

“Quanto menos, melhor”: famosa frase é ideal quando se trata de arquitetura moderna, que preza por ambientes simples e simétricos

(crédito: divulgação istock)

O design do interior de uma casa pode trazer, além de muito estilo, melhor aproveitamento de espaço e ainda conseguir manter um certo grau de elegância, através de uma atmosfera pura e minimalista.

Este estilo foi criado na primeira metade do século XX, em escolas de arquitetura e design como a Bauhaus, e ganha cada vez mais seguidores. Graças à sua proposta limpa e direta, é ideal para apartamentos e pessoas minimalistas.

Um dos principais diferenciais deste tipo de arquitetura é que ele consegue aproveitar a integração de espaços multiúso de forma como poucas conseguem. Dando um ar mais tecnológico e puro, consegue conjugar ambientes, sem criar uma divisão extrema ao redor da casa ou do apartamento.

Algumas mudanças podem começar de forma pequena, como almofadas decorativas, quadros decorativos, jogos de espelhos, cortinas, mobília e até mesmo papéis de parede. Obviamente, dependendo do nível de alteração, é necessário o uso de ferramentas como paquímetro, trena, martelo, etc. E, sendo ainda mais extremo, em alguns casos, é preciso até mesmo ter ajuda profissional.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para cada cômodo da casa, visando adaptar este tipo de arquitetura da maneira mais simples possível. Então, vamos lá!

Sala

A sala é o ambiente mais descontraído de toda a casa. Portanto, o ideal é utilizar papéis de parede com cores quentes e estampas coloridas. Porém, se o cômodo for utilizado para relaxar, a opção de um papel de parede monocromático, com estampas clássicas, acaba sendo a mais recomendada.

O uso de móveis com linhas retas e refinadas, com curvas suaves, é um ótimo jeito de deixar o ambiente estiloso e, ao mesmo tempo, confortável. Evitar colocar muitas mobílias também ajuda na composição de um espaço mais arejado visualmente e fisicamente.

Sala de jantar

Como este é um espaço bastante visitado na casa, utilizar papéis diferentes com o mesmo tipo de tonalidade e cor ajuda a deixar as áreas de descanso mais claras e deixa um contraste com a tonalidade mais escura na área do jantar e no corredor, fazendo com que as linhas retas e peças de decoração tenham o efeito desejado.

Aqui, o jogo de cores é um pouco mais limitado: quanto menos, melhor. E, com isso, conseguimos um grande efeito no espaço se valendo de fotografias e uma boa iluminação, contando com os materiais típicos de uma sala de jantar.

Quartos

A combinação de cores sóbrias e linhas simétricas pode fornecer um toque elegante ao espaço, que, ao se contrastar com os tons neutros da decoração geral, incluindo texturas, cortinas, almofadas, etc., acaba fornecendo um grau de elegância na simplicidade.

A opção por um papel de parede geométrico, como um papel de parede de tijolinhos clássicos, deixa o quarto com uma aparência mais espaçosa e moderna, além de ser um grande acerto na hora de combinar quadros fotográficos, pinturas, arranjos ornamentais e outros detalhes.

A utilização de cores complementares ajuda a dar um ar mais minimalista para o ambiente e ainda consegue imprimir um ar mais sofisticado para o espaço em questão.

Banheiro

Achou que ele não entraria? O preto e branco são modernos e elegantes, simultaneamente. Dependendo do gosto pessoal de cada um, transparências, cores claras e bastante luz também podem auxiliar a conferir uma sofisticação maior no cômodo em questão, mas lembre-se de sempre se valer de linhas retas e do estilo de decoração minimalista.

Plantas

As plantas dão um toque de vivacidade, alegria e calor, independentemente do lugar onde elas estejam. Adicionar algum tipo de vegetação, principalmente em ambientes frios como o banheiro, deixa o espaço mais aconchegante e acolhedor.

Mas, caso ocorra algum problema em relação a isso, existe a opção de papéis de parede com estampas naturais, como palha, floral ou até mesmo madeira, que acabam dando um visual bastante diferenciado para os ambientes onde se encontram.