Notícias

Entenda a importância da manutenção do sofá para aumentar a sua durabilidade

 O acúmulo de sujeira pode danificar o estofado de modo irreversível, além de contribuir para a transmissão de doenças respiratórias e de pele 

A sala de estar é o carro-chefe de qualquer casa, seja ela grande ou pequena. Quem não adora chegar em casa e, de imediato, sentir aquele ar de aconchego e conforto? E a estrela desse cômodo é o sofá, que, em uma composição com tapetes, almofadas, mantas e uma boa luminária, transforma qualquer espaço no preferido de toda a família.

Sem sombra de dúvidas, o sofá é um dos móveis mais utilizados em uma casa, seja para reunir a família ou os amigos, seja para estar sozinho, em um momento de tranquilidade ou distração. Mas o que muita gente não sabe é que ele necessita de manutenção e limpeza regularmente para manter a vida útil e a higiene dele por muito mais tempo, pois ácaros e bactérias também amam se esconder no meio desse conforto.

Um sofá limpo e higienizado ajuda não somente a manter o seu sofá por muito mais tempo, mas previne doenças respiratórias, como asma e rinite, além de doenças de pele, como dermatites e urticárias. Portanto, é imprescindível que se realize uma limpeza básica semanal, para remover poeira, migalhas de comida, manchas e outros resíduos que possam acumular sujeira no móvel.

Como manter o sofá limpo em casa

Com o passar do tempo, o acúmulo de sujeira no sofá pode danificar o estofado de modo irreversível, além de contribuir para a transmissão de algumas enfermidades respiratórias e de pele. Assim, se você quer manter o seu móvel por mais tempo e com uma aparência agradável, realize limpezas regulares.

A limpeza pode ser semanal, quinzenal ou diária – depende da quantidade de sujeira que esse móvel acumula em sua casa. Se você mora sozinho, talvez uma limpeza quinzenal com um pano úmido e sabão neutro pode ajudar. Mas, se você tem crianças e animais de estimação, é bom que a manutenção seja diária ou, ao menos, três vezes por semana. 

Aspirar a poeira do sofá toda vez que for limpar a casa é uma boa forma de manter o móvel limpo e cheiroso. Não use produtos abrasivos, que podem manchar. Para realizar uma limpeza mais completa, contratar uma empresa especializada pode te poupar tempo e dor de cabeça. Essa limpeza mais pesada deve ser realizada, no mínimo, duas vezes por ano.

Além de cuidar da parte externa do sofá, para evitar o acúmulo de ácaros e bactérias, é importante fazer revisões periódicas na estrutura dele, principalmente em casas com crianças e animais grandes, que adoram fazer o móvel de trampolim. Revise se não tem alguma madeira quebrada, uma faixa solta, o estofado rasgado… Para isso, é bom ter alguns equipamentos de manutenção sempre à disposição, como martelo, prego ou mesmo uma parafusadeira. Mas, caso você não saiba utilizar essas ferramentas, pode contratar um especialista em conserto de sofá.

Assim, evitar se alimentar no sofá, aspirá-lo sempre, passar um pano úmido com sabão neutro e revisar a estrutura são algumas dicas que você pode seguir para manter o seu móvel por muito mais tempo em sua casa e com aquele cheirinho de novo.