Notícias

Fotojornalismo Esportivo

Um bate-papo com Eugênio Sávio, Cristiane Mattos e Pedro Vilela sobre a experiência de eternizar o instante

Hoje, 19 de agosto, é o Dia Mundial da Fotografia, o fotógrafo Eugênio Sávio conversa com os também fotógrafos Cristiane Mattos e Pedro Vilela sobre o ofício de fotojornalista. O bate-papo faz parte das ações educativas da mostra “Instante Invisível”, que apresenta, na Galeria do Centro Cultural Unimed-BH Minas, 138 fotografias produzidas por Eugênio Sávio ao longo de mais de 30 anos de carreira na cobertura de eventos esportivos ao redor do mundo. A animada conversa pode ser vista no canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube, às 19h. A exposição tem patrocínio máster do Instituto Unimed-BH e pode ser visitada até o dia 26 de setembro, de terça-feira a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h. A capacidade da Galeria é de 30 pessoas simultaneamente, e o uso de máscara é obrigatório.

A conversa, gravada na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas, girou em torno das experiências e análises das imagens captadas pelos fotojornalistas presentes. Para tirar uma boa foto, é necessário superar o medo, como contou a fotojornalista Cristiane Mattos sobre a cobertura que fez de um rally na Serra do Curral. “Você vai pro meio do mato, vai escalando, tem que procurar um lugar que dê uma boa imagem e que você fique em segurança. Fui fazer foto de uma das etapas que aconteceu nas antenas da Serra do Curral. E eu subi, beleza, e aí, no meio do caminho tinha uma trilhazinha, de uns 30 centímetros. De um lado, um barranco, do outro, um penhasco. Eu olhei e falei: ‘eu não vou passar aqui’. E um cara falou: ‘você vai perder as melhores imagens’. Eu tenho pavor de altura. Aí, passou um cara com moto nessa trilha. Eu pensei: ‘se o cara passou com a moto, eu tenho que passar aqui’”, lembra a fotógrafa.

Pedro Vilela ressaltou as oportunidades que as coberturas esportivas oferecem e lembrou dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. “Trabalhar num evento olímpico é legal, porque tem de tudo e no mesmo dia, e coisas completamente diferentes. Na água, no atletismo, no hipismo, enfim… eu delirei, né? A gente fica diante de caras que… Quando a gente tá diante de um [Lionel] Messi, um [Michael] Phelps é incrível”, observa o fotógrafo.

Conduzido pelo próprio Eugênio, o bate-papo também atravessou os caminhos da memória, como é o mote de qualquer foto. Além disso, os fotojornalistas falaram sobre o acaso, a sorte e a atenção que devem manter durante todo o evento em que estão fazendo a cobertura. Um bom equipamento também é fundamental para se fazer um excelente e reconhecido trabalho.

Sobre o Dia da Mundial da Fotografia

No dia 19 de agosto é celebrado o Dia Mundial da Fotografia. Foi nessa data, em 1839, na Academia Francesa e Ciências, que o francês Louis Daguerre (1787-1851) apresentou o Daguerreótipo, o antecessor das câmeras fotográficas.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais visando ampliar o acesso à cultura, promover a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar os espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei de Incentivo à Cultura (Federal), por meio do patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. Em 2020, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH.

Serviço:

“Fotojornalismo Esportivo”, palestra com Eugênio Sávio, Cristiane Mattos e Pedro Vilela

Data: 19 de agosto, quinta-feira
Horário: 19h
Transmissão no canal oficial do Minas Tênis Clube no YouTube

Exposição “Instante Invisível”

Data: até 26 de setembro
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2.244. Lourdes)
Horário: terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h.

ENTRADA FRANCA | Classificação: livre.
Capacidade: 30 pessoas.

Patrocínio Máster: Instituto Unimed-BH.
Patrocínio: Tora, Bioextratus, Macrotec, Data Engenharia, Carbel e Fortebanco
Apoio: Circuito Liberdade e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas Tênis Clube:

Facebook: / mtccultura
Instagram: @mtccultura