Notícias

Líder Aviação recebe o IS-BAO Recognition Certificate pelos 15 anos do selo internacional de segurança

Fotos: Gustavo Andrade/Divulgação

A empresa é a única no Brasil a ter o IS-BAO nível 3 e a primeira a ter o reconhecimento oficial da IBAC, principal órgão de certificação internacional de segurança

A Líder Aviação acaba de receber o IS-BAO Recognition Certificate, concedido pelo International Business Aviation Council (IBAC), em reconhecimento aos 15 anos de certificação IS-BAO (Internacional Standard for Business Aircraft Operations). O IBAC é um dos mais importantes órgãos de certificação da aviação executiva no mundo e atesta a qualidade e a segurança das empresas de aviação executiva, bem como a padronização de suas operações.

A Líder é a única operadora de táxi aéreo, no Brasil, a ter o certificado IS-BAO nível 3 (terceiro e último estágio da certificação) e também é a primeira a receber o IS-BAO Recognition Certificate do IBAC. “Sempre buscamos os mais altos padrões de segurança e de atendimento. Ter 15 anos de certificação IS-BAO é um diferencial e isso reafirma que a segurança é um valor que está presente no dia a dia das nossas operações, desde a equipe do administrativo até a equipe que está na linha de frente na manutenção, no atendimento de pista, pilotos, etc., comemora a diretora superintendente de Manutenção, Fretamento e Gerenciamento de Aeronaves da Líder Aviação, Bruna Assumpção.

Na aviação, o quesito segurança contempla inúmeros fatores e procedimentos, como a realização constante de treinamentos e excelência de identificação, análise e mitigação dos riscos operacionais. “O selo IS-BAO indica excelência na execução do serviço de fretamento e pode ser visto ainda como parâmetro no momento que o cliente for contratar um táxi-aéreo”, ressalta a diretora.

Mas o que é este selo IS-BAO e qual a sua importância?  

O Padrão Internacional para Operações de Aeronaves Executivas (IS-BAO) – ” The International Standard for Business Aircraft Operations (IS-BAO) “ foi estabelecido pelo International Business Aviation Council (IBAC) e suas associações membros, como um SELO recomendado de melhores práticas para ajudar empresas aéreas, do ramo executivo, em todo o mundo a alcançar altos níveis de segurança e profissionalismo. O IBAC está sediado em Montreal, Quebec, Canadá.

Lançado em 2002, o (IS-BAO) foi desenvolvido pela comunidade da aviação executiva e é projetado para promover mundialmente o uso de práticas operacionais de alta qualidade por:

• Estabelecer uma estrutura para processos operacionais e de segurança eficazes;

• Fornecer ferramentas para facilitar a implementação das melhores práticas;

• Entrega de um Sistema de Gestão de Segurança (SMS) adequado a todos os perfis operacionais.

É um padrão de segurança voluntário, reconhecido globalmente, onde o IS-BAO ajuda os operadores a aplicar as melhores práticas da indústria, desafiando-os a revisar e comparar suas políticas, processos e procedimentos relacionados à segurança e, em seguida, fazer melhorias, elevando-os ao padrão mundial para aviação executiva.

Semelhante a um padrão de prática ISO-9000, o IS-BAO é formulado especificamente para a aviação executiva e é aceito mundialmente como referência em segurança e eficiência em operações de aeronaves executivas. Centenas de operadores em todos os continentes ao redor do mundo adotaram o IS-BAO como o padrão definitivo para operações de voo.

O processo IS-BAO possui três níveis, com estágios progressivos que significam um maior nível de maturidade dentro do negócio. Uma empresa começará no Estágio 1 e tem o objetivo de, eventualmente, amadurecer para o Estágio 3.

O estágio 1 do IS-BAO indica que um Sistema de Gerenciamento de Segurança (SMS) apropriado foi estabelecido. Já o estágio 2 pode ser alcançado vários anos depois e garante que os riscos de segurança estão sendo gerenciados de forma eficaz e o estágio 3, que é o nível mais avançado, é concedido apenas quando o gerenciamento de segurança se tornou uma parte totalmente enraizada da cultura da empresa e uma cultura positiva de gerenciamento de segurança foi sustentada ao longo do tempo.

Desde 2002, mais de mil operadores de aeronaves executivas, grandes e pequenas, nos Estados Unidos e em todo o mundo alcançaram o registro IS-BAO dos Estágios 1, 2 e 3. E esses números continuam a crescer à medida que mais empresas aéreas veem valor na capacitação de toda a organização a se envolver em uma cultura de segurança. A Líder Aviação alcançou o Estágio 3 em 2019, e em 2020 manteve o nível, em uma extensão de 3 anos. Além de receber este ano o certificado de 15 anos de IS-BAO.

Para conhecer mais sobre o IBAC (International Business Aviation Council), acesse o site : https://ibac.org/is-bao