Notícias

Requisitos básicos para aparecer no ranking do Google

Foto: iStock

Quais os passos que devem ser levados em consideração para atingir o objetivo de se manter bem posicionado no Google

Caso esteja começando na área de SEO, esteja iniciando uma empresa e deseja que o site tenha um número maior de buscas dentro do Google, garantindo assim maior chance de vendas e de crescimento empresarial, é necessário aprender um pouco dos requisitos básicos para engajar e atingir os objetivos desejados. 

O SEO, que significa Search Engine Optimization, é um recurso de diversas técnicas de marketing digital que tem como objetivo a otimização dos sites, para que eles apareçam em destaque assim que se busca uma palavra-chave na plataforma. 

O Google tem algumas opções de relevância e coleta de dados através dos algoritmos para serem levadas em consideração ao colocar determinado site em destaque em suas pesquisas. Estes tais itens devem ser bem importantes para alavancar a empresa; são eles: SEO de estrutura, SEO OnPage e SEO OffPage, que é basicamente a estrutura do site, o conteúdo e a relevância do que se tem dentro do site, e como é o vínculo e o relacionamento do site com outras determinadas páginas. 

Para garantir um bom engajamento, é importante que seja escolhida uma boa palavra-chave, que tenha relação com o tema e objetivo do site, para que tenha foco e seja assertiva. A partir desta escolha, pode criar conteúdos que sejam relevantes para a pessoa ao buscar a palavra-chave na pesquisa do Google, e assim abrir o site para ler e absorver as informações desejadas, gerando um ciclo de interação e aumento no algoritmo de pesquisa, se tornando cada vez mais um site relevante para se obter destaque.

Caso o conteúdo do site seja um e-commerce, é recomendável criar um blog escrevendo sobre a história, conteúdos do que aquele produto pode oferecer, para assim alavancar as pesquisas e garantir bons resultados em médio/longo prazo. Além de que é importante ressaltar que esses textos com as palavras-chaves devem ter boa escrita, com conteúdos autorais e de boa qualidade. 

O resultado de trabalhar pouco a pouco para gerar tráfego orgânico e que seja eficaz leva tempo, e devem ser levados em consideração os profissionais na área de SEO que têm recursos e qualificações para alavancar o site no posicionamento do Google. Principalmente quando se trata de SEO Onpage, que é sobre a estrutura do site e seu conteúdo, deve se atentar a detalhes como: estrutura da palavra-chave no texto, edições, imagens, links internos e externos. Ou seja, um profissional com boa qualificação pode ser um grande aliado da empresa.

O processo de alavancar o site nas pesquisas pode ser feito também por um bom trabalho de Link Building, além de também ter um profissional que possa monitorar o engajamento, caso necessite fazer alterações e alcançar o objetivo de obter destaque no Google. É preciso ter foco em transformação digital, saber sobre marketing, SEO e conteúdos e ter boas estratégias de marketing. Uma dica para quem está em início de formalização de empresa é consultar CPF, para verificar eventuais irregularidades.