Notícias

Secult comemora Dia Internacional do Turismo com missa em ação de graças em Ouro Preto

Lançamento de Rede Integrada de Proteção ao Turismo também marcou a data

Minas Gerais comemorou o Dia Internacional do Turismo de forma especial em 2021. O estado registra o dobro da média nacional em crescimento no turismo, segundo dados do IBGE, e vem se tornando o principal destino turístico do Brasil. Para comemorar a data e agradecer pelas conquistas recentes, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, promoveram uma Missa em Ação de Graças, nesta segunda-feira (27/9), com a presença de grupos culturais ligados ao setor.

A missa, celebrada pelo Padre Adilson Luiz Umbelino Couto, aconteceu na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, reconhecida por sua importância cultural, artística e religiosa, e considerada a mais rica em adornos de ouro dentre as igrejas ouro-pretanas e a segunda do Brasil. A cerimônia eucarística contou com a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, do subsecretário de Cultura, Maurício Canguçu Pereira, da subsecretária de Turismo, Milena Pedrosa, do comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Rodrigo Sousa Rodrigues; do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo; da vice-prefeita de Ouro Preto, Regina Braga; a deputada federal Greyce Elias, e do deputado estadual Mauro Tramonte.

Segundo o secretário Leônidas Oliveira, a posição que Minas Gerais ocupa hoje, no cenário turístico brasileiro, é resultado de um trabalho extenso e sério, sem perder a mineiridade. “Tínhamos a meta de colocar Minas Gerais entre os três principais destinos do país até 2022, mas, apenas em dois meses, conseguimos bater essa meta e chegar em primeiro lugar, superando todas as praias e outros destinos conhecidos. Por isso celebramos o Dia do Turismo com uma missa, também é sinal de gratidão”, pontuou.

O Dia Mundial do Turismo é celebrado todo dia 27 de setembro, desde 1980. A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em comemoração ao aniversário de uma década do Estatuto da Organização, e tem como principal objetivo ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade.

Rede Integrada de Proteção ao Turismo é lançada em Ouro Preto

Dentro da agenda do Dia Mundial do Turismo, houve também, em Ouro Preto, a implantação da Rede Integrada de Proteção ao Turismo, parceria entre Secult e PMMG. O objetivo da iniciativa é promover a segurança pública, a cultura e o turismo junto aos municípios mineiros. A primeira Rede foi inaugurada em Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul do estado.

A Rede é mais uma ação do Programa Reviva Turismo. Dentre as atividades do projeto estão a capacitação dos atores envolvidos, identificação de pontos frágeis pela PM, em conjunto com a comunidade, instalação de placas de sinalização, além de outras condutas. Para solicitar a implantação de uma Rede, a localidade deve cumprir alguns critérios: ser um destino turístico; integrar a Política de Regionalização da Secult; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo; estar cadastrada na Plataforma Integrada do Turismo (PIT).

A PMMG também estabelece algumas ações que precisam ser seguidas pelos municípios e comunidades para que participem da Rede: mobilização social local; cadastro dos integrantes da Rede junto à PMMG; participação ativa nas reuniões periódicas da Rede; adesão ao projeto “Cidade Limpa, Comunidade Ativa”.

“Temos no momento questões muito importantes no turismo, como a segurança sanitária e a segurança pública. Os destinos com mais segurança tendem, segundo estudos, a ter mais visitantes. Então a nossa parceria com a Polícia Militar visa isso: estabelecer um projeto de segurança física para além da segurança sanitária que se tornou imperativa em tempos de pandemia. Essa união é estratégica no sentindo de promover um destino seguro. Unir cultura, turismo e PM, para proteger os cidadãos, os eventos, os visitantes. Isso é de extrema importância para a imagem global de Minas como um destino seguro”, afirmou o secretário Leônidas Oliveira.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, afirmou que a iniciativa é um pontapé para a retomada da economia no pós-pandemia. “Nossa gratidão é por participar desse projeto, junto com empresários, população, os poderes executivos municipal e estadual, para atrair investimentos e turistas, tornando Minas Gerais um lugar ainda melhor para se viver, empreender, trabalhar e se visitar. Somos o estado mais seguro do Brasil, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, enfatizou.

As localidades interessadas em fazer parte da Rede Integrada de Proteção ao Turismo podem se inscrever até o dia 8/10. Todas as instruções sobre o processo de inscrição estão contidas em uma cartilha, que pode ser obtida AQUI. Para melhor avaliar a necessidade de criação de uma rede, além das estratégias mais adequadas a serem adotadas em determinado local, a Secult e a PMMG utilizarão informações presentes na Plataforma Integrada do Turismo (PIT).