Cresce a demanda para uma gama de atividades que podem prover renda sem ter carteira assinada
Muitos brasileiros têm procurado trabalho autônomo quando não encontram um emprego com carteira assinada. Esta modalidade de trabalho tornou-se uma forma de fugir do desemprego e trouxe maior flexibilidade aos adeptos. Com a autonomia de poder fazer seu próprio horário e trabalhar para múltiplas empresas, diversas atividades vêm crescendo para quem busca estabelecer-se de maneira independente.
Há dois tipos de trabalhadores autônomos: os prestadores de serviço em profissões não regulamentadas, como encanador, faxineiro e digitador, e em regulamentadas, como advogado, médico e jornalista. Assim, é preciso estar atento às regulamentações vigentes para operar em cada tipo de serviço. É importante entender como exercer o trabalho autônomo e os encargos devidos.
Muitas atividades vêm crescendo no mundo do trabalho autônomo. Um consultor é aquele que domina um determinado assunto e trabalha para empresas que procuram tipos de conhecimento específicos, como na área de finanças. O trabalho como coach também está em alta. Muitos cursos têm surgido para formar este profissional.
Cuidador de pets é outra atividade em que a demanda aumenta. Muitos adquirem um animal de estimação, mas se veem em meio a trabalhos e compromissos que fazem com que necessitem de ajuda para cuidar de seus bichanos. O Brasil é o segundo maior mercado de pet do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Portanto, é uma área em potencial.
A manutenção de computadores, tablets e smartphones também cresce dia a dia. Com mais e mais pessoas adquirindo equipamentos tecnológicos, a manutenção e o conserto se fazem necessários. O Brasil já possui ao redor de 500 milhões de dispositivos digitais em uso, e este número só tende a crescer. É possível, além de consertar máquinas, oferecer cursos para quem precisa aprender.
A revenda de gás é um investimento com retorno rápido e seguro. Para ser revendedor de gás, é preciso entrar em contato com um distribuidor, além de encontrar um terreno adequado para o funcionamento. É preciso ter uma liberação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível para operar, além de alvarás do Corpo de Bombeiros e da prefeitura local.
Muitas outras atividades são possíveis como autônomo, como comércio de alimentos como doces e sobremesas, dar aulas particulares online ou ser um empreendedor digital de e-commerce. É importante avaliar as demandas e também as regulamentações de cada profissão para começar a operar, mas esta acaba sendo uma via em que é possível gerar renda sem carteira assinada.