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Travel techs: o que são e como estão transformando o setor de hotelaria e turismo

União com tecnologia é capaz de otimizar serviços e processos burocráticos e fidelizar hóspedes

(crédito: divulgação) 

O universo do turismo já estava tomando novos rumos e ficando cada vez mais tecnológico, porém a pandemia do novo coronavírus impactou muito o setor e ajudou a acelerar os processos de digitalização e de modernização. Com cada vez mais inovações, os hotéis vêm se modernizando cada vez mais e fazendo parte das chamadas travel techs.

Empresas de viagem e tecnologia estão atraindo cada vez mais investimentos, segundo o estudo The State of Travel & Mobility Tech, de 2019, feito pela Lufthansa Innovation Lab, uma empresa atrelada à companhia aérea alemã Lufthansa, mas com foco em tecnologia e mobilidade das viagens. 

A união entre os dois setores irá movimentar ainda mais o mercado, já que só o turismo representa cerca de 10% de todo o PIB (Produto Interno Bruto) mundial, de acordo com pesquisa do Conselho Mundial de Viagens e Turismo  (WTTC) de 2018.

As travel techs são uma modalidade de viagens em que a tecnologia permeia todo o processo turístico – desde compra de passagens, reserva de hotéis e passeios até locomoção e pagamentos no destino, otimizando o tempo e tornando os processos burocráticos mais ágeis e fáceis.

Na hotelaria, o estilo vem sendo trabalhado com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços ofertados e com o objetivo de fazer com que a experiência do viajante seja a melhor possível. Algumas práticas já vêm sendo adotadas, como CRM (Customer Relationship Management), beacon, PMS (Property Management System) e as novas formas de fazer check-in e check-out.

Com o sistema CRM, o hotel passa a entender melhor quais são as necessidades dos hóspedes, a partir da tecnologia, e criar novas possibilidades de serviços e atendimentos personalizados para melhorar a experiência do cliente. 

Com o beacon, é possível inserir dispositivos de geolocalização para saber em quais dependências do hotel os hóspedes estão e enviar promoções ou informações sobre aquele local, para estimular o turista e trabalhar as estratégias de marketing. 

O PMS é bem utilizado em hotéis cuja ideologia seja a experiência da travel tech, para gerar uma gestão hoteleira mais otimizada e ágil. Pode-se também inserir profissionais de BI (Business Intelligence) para, além de atrair novos investidores, tornar algumas tarefas mais fáceis, deixando os funcionários mais livres para criar ações estratégicas e melhorar a estadia dos hóspedes. 

Esperar em filas para fazer o check-in ou o check-out de um hotel é desgastante para o viajante. Por conta disso, alguns hotéis disponibilizam um formulário, para que o cliente possa preencher todas as informações necessárias antes mesmo de viajar, através de seus celulares, tablets ou notebooks i5 8GB 1TB.

Profissionais do setor hoteleiro devem incorporar os conceitos da travel tech em seus estabelecimentos para atrair mais investimento e melhorar a jornada dos clientes. Também é uma forma de reduzir os processos burocráticos e ajudar a fidelizar os hóspedes.