Notícias da Amazônia

Turismo na Amazônia

O início do ano no Pará, do mesmo modo que no resto da Amazônia, registrou forte crescimento no segmento do turismo. Matérias divulgadas nas mídias impressa e digital apontam que “o turismo voa alto”, pois desde o final de 2022 já circulavam informações de que este ano será bem servido em termos de períodos prolongados durante os 365 dias do ano. Os nove feriados nacionais previstos, sendo três prolongados e outros três caindo em quintas-feiras, servem de base para a previsão otimista de que “a recuperação do turismo será indiscutível”. Segundo projeção divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) “a maior quantidade de feriados em 2023 do que em anos anteriores fará com que as atividades turísticas recebam injeção de R$ 74,3 bilhões”.

Atração Turística
FOTO: WILSON SOARES

Mesmo sem considerar as comemorações regionais e datas fixas de Carnaval, Sexta-feira Santa e Corpus Christi, o setor turístico será impactado positivamente por movimentações extras geradas por feriados celebrados às quintas-feiras, no caso Dia da Independência, feriado de Nossa Senhora Aparecida e do Dia de Finados. Os feriados de Tiradentes, (comemorado numa sexta-feira), Dia do Trabalhador, Natal e Ano Novo (que serão comemorados em segundas-feiras) na projeção da CNC cada um destes períodos de folga prolongada pode ser responsável pela injeção de 2,9% no volume anual de receita do setor neste ano, sofrendo influência do atendimento à demanda reprimida dos últimos anos marcados pelas restrições da Pandemia.

Este momento deve contribuir para manter a perspectiva de aumento no faturamento do setor, como tenho comentado aqui, mesmo que em um momento que ainda é de reconstrução e, portanto, delicado. No âmbito estadual, feriados podem contribuir para a melhoria do desempenho do setor, sobretudo no que se refere aos meios de hospedagem e alimentação fora do lar. De acordo com o assessor jurídico do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Pará (SHRBS-PA), Fernando Soares, “feriados costumam contribuir com esses segmentos de forma mais significativa nos municípios do interior do Estado. Aquecem muito as hospedagens, principalmente em Salinas, Mosqueiro e Marudá, que são locais que mais recebem gente”. Não restam dúvidas que feriados prolongados são sempre bons, pois aquecem o setor registram boas vendas o que, sem dúvida, ajudará na recuperação tão aguardada embora sem deixar de considerar que o momento ainda é de incertezas para o setor.