Notícias

Uso do cartão de crédito cresce: entenda como ele pode ser positivo para as finanças

Visto como vilão por muito tempo, o cartão de crédito pode ajudar os brasileiros em tempos de crises se usado com consciência

Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os cartões de débito, crédito e pré-pagos podem corresponder a cerca de 60% dos pagamentos de despesas das famílias brasileiras até o final do ano. Com isso, o uso de cartões se consolida como uma das formas mais populares de pagamento.

Já é uma tendência global o dinheiro em espécie ficar para trás como forma adotada de pagamento pelos brasileiros. Com a pandemia e o isolamento, as compras por meio dos cartões tiveram um crescimento de 33,1%, chegando a movimentar mais de R$ 2,6 trilhões, de acordo com o levantamento da Abecs.

A Abecs aponta que o crescimento do interesse em pagamentos com cartão deve continuar crescendo nos próximos anos, ainda que a economia física esteja sendo retomada. Os especialistas da entidade acreditam que o forte ritmo de crescimento deve se manter, com os números para 2022 sendo ainda mais positivos, ultrapassando a cifra dos R$ 3 trilhões em movimento.

Benefícios do cartão de crédito, débito e pré-pago

Entre os principais benefícios do uso do cartão, está a segurança, de acordo com os brasileiros. Ao invés de andar com altas quantias de dinheiro, basta utilizar o cartão e então realizar transações de forma mais segura, sem precisar lidar com o dinheiro físico.

Outro ponto positivo é em relação ao troco. Ao passar o valor exato da compra no pagamento com cartão, lojistas e compradores não precisam mais ficar reféns da quantidade de notas e moedas presentes no caixa dos negócios. Isso pode oferecer ainda mais liberdade para as duas partes.

Quando comparado aos cheques, o cartão também garante mais segurança aos lojistas. Com isso, cada vez mais empresários estimulam o uso do cartão em seus empreendimentos, aumentando o ticket médio das compras, sem correr o risco de calote.
Entretanto, cada vez mais empreendimentos estão investindo em novas tecnologias de pagamento. A maquininha NFC, por exemplo, oferece mais possibilidades para lojistas e consumidores. Já que cada vez mais brasileiros não desgrudam de seus aparelhos smart, como os mais recentes smartphones e smartwatches, esse novo aparelho permite o pagamento por aproximação nos celulares ou relógios compatíveis com essa tecnologia.