Notícias

3 receitas de tapioca para inovar sem sair da dieta

Tapioca with banana and cheese and honey. flatbread made from cassava also known as biju de tapioca. Beiju of tapioca, cassava-based dish typical Brazilian food.

Confira três receitas deliciosas e saudáveis para variar o seu cardápio

Ser fitness não significa comer a mesma coisa todo santo dia! É claro que, quando temos uma meta para alcançar nos treinos, vamos nos esforçar e fazer de tudo para não sair da linha, principalmente quando o assunto é dieta, mas existe uma boa variedade de pratos que conseguem agregar valor às nossas refeições e ainda não atrapalham uma rotina saudável.

Hoje falaremos um pouco sobre a tapioca, um prato delicioso e muito prático, pois, além de ser fácil e rápido de fazer, ainda pode ser incrementado e personalizado de muitas formas. Confira três receitas para variar um pouco e fazer tapiocas leves, diferentes e muito saborosas!

(fonte: divulgação) 

1 – Tapioca com legumes

Legumes sempre serão saudáveis, e, ao combiná-los com uma tapioca, você terá praticamente uma refeição completa, que garante bastante sustância sem pesar na barriga.

Tempo de preparo: 1 hora

Rendimento: 5 unidades

Ingredientes

·         6 colheres (sopa) de azeite

·         2 dentes de alho picados

·         1 cebola picada

·         1/2 pimentão vermelho picado

·         1/2 pimentão amarelo picado

·         1 cenoura em cubos

·         1 berinjela em cubos

·         1 abobrinha italiana em cubos

·         1 tomate picado

·         Sal, orégano e manjericão fresco picado a gosto

·         20 colheres (sopa) de goma de tapioca hidratada

Modo de fazer: misture o azeite, alho, cebola, pimentões, cenoura, berinjela, abobrinha, tomate, sal e orégano em uma forma. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, até amaciar (por volta de 30 minutos). Após retirar do forno, polvilhe 4 colheres de sopa da goma em uma frigideira antiaderente e cubra todo o fundo. Deixe no fogo baixo por 3 minutos e vire, deixando por mais 2. Retire e repita com a tapioca restante. Depois, é só dividir o recheio de legumes entre as tapiocas e servir polvilhado com manjericão.

2 – Tapioca com banana

Para quem prefere algo mais doce, a tapioca com banana é uma ótima pedida, pois não vai açúcar e ainda garante sustância.

Tempo de preparo: 15 minutos

Rendimento: 1 unidade

Ingredientes

·         250 gramas de polvilho caseiro

·         2 bananas-da-terra ou bananas nanicas

·         Mel a gosto

·         1 colher de chá de margarina

·         Canela em pó a gosto

Modo de fazer: corte as bananas e as separe em um prato, misturando com o mel e a canela. Prepare a tapioca molhando levemente o polvilho e adicione uma pitada de sal. Em seguida, leve ao fogo uma frigideira e peneire o polvilho, até cobrir todo o fundo. Quando a tapioca se soltar do fundo, vire e mexa, até que o outro lado se solte também. Espalhe sobre a massa um pouco de margarina e a mistura de banana, que será o recheio. Depois, é só enrolar, colocar um pouco de mel ou canela em cima e aproveitar!

3 – Crepioca de whey

Para quem quer usar algum suplemento, o whey protein isolado será o ingrediente da vez em uma receita super fácil e rápida.

Tempo de preparo: 5 minutos

Rendimento: 2 unidades

Ingredientes

·         2 ovos

·         2 colheres de sopa de tapioca

·         1 scoop de whey (qualquer sabor)

Modo de fazer: misture todos os ingredientes em um recipiente. Aqueça uma frigideira antiaderente por 2 minutos, adicione a massa e vire, até que ambos os lados estejam firmes.