Notícias

6 formas de fazer uma viagem sustentável

O turismo pode ser um vilão para o meio ambiente. Mas, com a conscientização dos turistas, é possível fazer uma viagem sustentável. Veja como!

É essencial preservarmos o meio ambiente e muitas vezes não damos conta do impacto negativo que nossas ações do cotidiano podem causar em nosso planeta.

Pensando nisso, o ser humano está cada vez mais tentando reduzir este impacto, adotando práticas e medidas mais conscientes em várias atividades e viajar não ficaria de fora.

O que muita gente não sabe é que viajar de forma mais sustentável é possível e são práticas fáceis de serem incluídas no cotidiano do viajante. Veja algumas formas de deixar sua viagem mais sustentável!

https://pixabay.com/pt/photos/natureza-terra-sustentabilidade-3289812/

Como viajar de forma mais sustentável?

Hoje temos mais consciência em contribuir com o meio ambiente, inclusive ao visitar destinos na natureza. Embora o consumo de recursos naturais tenha aumentado, inclusive nos destinos turísticos para manter as atrações funcionando, existem formas de contribuir com o planeta em uma viagem a lazer.

Abaixo, selecionamos algumas práticas que todos os viajantes podem usufruir e evitar danos ecológicos, inclusive, contribuir com a redução da poluição. Veja!

1. Colete seu lixo e leve com você

Geralmente durante a viagem acabamos produzindo mais lixo do que o habitual. São panfletos, embalagens de comida e garrafas de água que consumimos, além de faltar lixeiras em muitas áreas.

Leve uma sacola na mochila para coletar seu lixo e levar com você para descartar no local adequado, principalmente separando o lixo reciclável.

2. Tenha sua garrafa d’água reutilizável

Muitas cidades e aeroportos possuem bebedouros disponíveis com água potável ou até em restaurantes você pode pedir para que encha sua garrafa d’água. A redução de lixo que essa prática pode causar é expressiva e até a garrafa d’água que você compra no supermercado pode ser reutilizada durante a viagem, na falta de outro recipiente mais adequado.

Com a mesma premissa da garrafa d’água, existem diversos outros utensílios reutilizáveis que podem ser úteis nas viagens, como kits de talheres, canudos e copos. Eles são feitos de diversos materiais e são produzidos de forma que não ocupam muito espaço na mala, perfeitos para viagens e acampamentos.

3. Tenha sempre uma ecobag ou sacola reutilizável

Existem diversas cidades em que os supermercados cobram taxas extras pelas sacolas de plástico, justamente para incentivar o uso de sacolas reutilizáveis. Além de economizar ao frequentar supermercados e feiras, você evitará o consumo excessivo de sacolas plásticas.

As sacolas são muito úteis em viagens, servindo para carregar diversos itens, não só as compras do supermercado ou de lojas, como também para setorizar sua bagagem e organizar da melhor forma.

4. Carona solidária

Para as viagens de carro, compartilhe sua viagem com amigos ou com outros passageiros. Assim é possível compartilhar despesas, além de diminuir os carros nas estradas, diminuindo a emissão de poluentes.

Para proporcionar uma viagem segura, tanto para você quanto para os passageiros, existem algumas práticas que podem ser vantajosas. Utilize aplicativos de carona para anunciar as viagens ou só aceita dar carona para pessoas conhecidas.

Mas não se esqueça de outra prática necessária neste caso, que é o seguro auto para terceiros. O seguro auto irá te proteger no caso de alguma emergência ou acidente envolvendo os passageiros. Fale com a sua seguradora de carros sobre incluir essa proteção na sua apólice, caso ainda não tenha.

5. Utilize outras formas de transporte

No destino de viagem, prefira formas de transporte mais ecológicas, como bicicletas e patinetes motorizados, ou fazer seus passeios a pé. Além de apreciar mais a paisagem da cidade, você contribui para o meio ambiente, escolhendo formas ecológicas de transporte.

Caso precise percorrer distâncias mais longas, prefira o transporte público ou táxis e carros de aplicativo. Isso reduz a quantidade de carros na cidade ou levando vários passageiros de uma vez só, no caso de ônibus, trens e metrôs.

6. Prefira bilhetes eletrônicos

Nos transportes aéreos e rodoviários é possível contar somente com o bilhete eletrônico. Muitas vezes o bilhete eletrônico não necessita da internet para ser visualizado.

Então baixe o voucher do voo ou viagem de ônibus em seu celular em sua próxima viagem e o apresente no embarque. Isso ajuda a poupar diversas folhas de papel, reduzindo o impacto no meio ambiente, preservando as árvores utilizadas para fabricar a celulose.

Com essas práticas, cada viajante pode fazer a sua parte e evitar muitos prejuízos ao meio ambiente.

Por: Andreia Silveira, do site Smartia Seguros.