Notícias

6 tipos de seguros essenciais para evitar gastos inesperados

Seguro é um item que não pode ser deixado de lado em um planejamento financeiro. Mas, apesar de ser uma base financeira, ainda é descartado pela maioria das pessoas, seja por receio, falta de informação ou algum outro motivo.

Existem diversos tipos de seguros que podem lhe beneficiar de diferentes formas, de acordo com a necessidade encontrada, principalmente em situações inesperadas que possam comprometer as suas finanças.

Para estar prevenido contra qualquer emergência surpresa, é importante se atentar aos tipos de seguros essenciais para evitar gastos inesperados.

6 tipos de seguros essenciais para evitar gastos inesperados

https://pixabay.com/pt/illustrations/fam%C3%ADlia-sa%C3%BAde-m%C3%A3os-seguran%C3%A7a-2073604/

Seguros são alternativas para evitar gastos inesperados

Conforme a renda familiar, investir em seguros é importante para estar sempre amparado em situações emergenciais. Entre os mais importantes, estão:

1. Previdência privada

Contratar um seguro de previdência privada é a garantia de um benefício que contemplará a estabilidade financeira a longo prazo, seja individual ou familiar.  Ao contratar, você pode usá-lo para alguns fins, como: garantia dos estudos futuros dos filhos, troca de veículo ou até promover uma futura pensão.

Apesar de ser um investimento de longo prazo, a garantia de uma estabilidade financeira futura é visível, se comparado a outros investimentos de curto prazo. Além disso, o seguro pode abranger até uma família inteira, se for o caso.

2. Seguro Residencial

Seguro residencial é fundamental para quem possui casas ou apartamentos. Qualquer seguro residencial, conta com algumas garantias já pré-estabelecidas como básicas. Entre elas podemos citar coberturas contra incêndios, explosões e quedas de raio.

A partir disso, você pode optar por coberturas adicionais que sejam de seu interesse, como roubos, danos elétricos, desmoronamento, batidas de veículos, entre outros benefícios.

É um seguro com um valor baixo considerado pelo mercado. Por isso, várias seguradoras oferecem outros benefícios que vão além das coberturas para atrair os clientes e aumentar a competitividade, como consertos, limpezas e outros serviços complementares.

3. Seguro auto

Um dos seguros mais utilizados atualmente é o seguro para carros, já que o índice de veículos roubados é sempre alto, o que torna a contratação do seguro auto importante. O contrato realizado entre o contratante e a seguradora garante cobertura contra possíveis prejuízos que possam ser causados no veículo segurado.

Podemos citar algumas dessas coberturas como roubo do veículo, danos de terceiros, colisão, capotagem, explosão, entre outros. Lembrando que tudo vai depender do tipo de plano contratado para ter certas coberturas, tanto das citadas como outras que possam ser oferecidas.

4. Seguro de vida

Muitas pessoas ainda ficam na dúvida se contrata ou não o seguro de vida. Porém, esse é um tipo de proteção importante para se ter uma garantia financeira, tanto em caso de invalidez do segurado quanto no caso de doença grave e amparo aos familiares, em caso de óbito do mesmo. Portanto, é um dos seguros mais importantes para o caso de imprevisto em saúde.

5. Seguro transporte

Ter um seguro transporte é muito recomendado para quem trabalha com transferência de carga e quer evitar possíveis prejuízos financeiros. Ele garante que o segurado receba um valor de indenização caso tenha um prejuízo durante o transporte da mercadoria, seja terrestre, aérea ou aquaviária. Vai depender do tipo de contrato efetivado.

Caso haja alguma danificação da mercadoria, roubo ou desvio da carga, roubo do veículo ou algo do tipo, a seguradora dará toda a assistência necessária ao contratante.

6. Seguro fiança

O seguro fiança é muito útil para aqueles que desejam alugar algum imóvel, mas não possui fiador. Entretanto, o contrato só é efetivado após a comprovação de renda superior a quatro vezes o valor mensal do aluguel.

Por se tratar de um seguro que ainda está entrando em alta, o valor é considerado um pouco elevado. Porém, cada vez mais empresas estão surgindo para oferecer o seguro fiança, o que provavelmente tornará um preço menor, por conta da competitividade de mercado.

Então, gostaram das nossas dicas dos tipos de seguros essenciais para evitar gastos inesperados?

Por: Andreia Silveira, editora no SeguroAuto.org.