Notícias

Coimbra

Testemunho vivo do que Portugal tem de melhor para oferecer nos campos da ciência, artes, técnica e cultura, a Universidade de Coimbra reflete sete séculos da história de Portugal.


Quem visita Coimbra não pode deixar de observar a riqueza dos edifícios que compõem seu espaço, a que se soma a secular tradição académica e o dinamismo ímpar da instituição na procura permanente de aperfeiçoamento para fazer desta a mais reputada cidade universitária do país e um dos principais destinos de turismo em Portugal.

A Fundação
A mais antiga universidade portuguesa, e uma das mais antigas e características da Europa, foi criada em 1290 por iniciativa de D. Dinis, com bula papal de Nicolau IV. Funcionando inicialmente em Lisboa, a universidade, conhecida na altura como “Estudo Geral”, passou para Coimbra em 1308 e, após diversas mudanças entre as duas cidades, estabeleceu- -se definitivamente à beira do rio Mondego em 1537, nos palácios cedidos pelo rei D. João III para a sua acomodação.

A Torre
O Paço das Escolas é dominado por uma das mais simbólicas estruturas de Coimbra, a torre setecentista que abriga o relógio e os sinos que regulam a vida acadêmica. A sua origem remonta a 1537 quando, prestes a alojar-se no Paço de D. João III, a Universidade insiste que “não podia haver boa ordem sem relógio”. A proverbial frase passou assim a ser responsável por marcar o começo das horas de estudo em todas as vésperas de dia de aulas. Segundo a antiga praxe, o estudante que frequenta pela primeira vez a universidade não pode andar na rua após o badalar do sino.