Notícias

A centenária comemoração do dia das mães no Brasil

Foto: Unsplash

Mãe e filha
Mulher e menina brincam em frente de parede amarela”

A festiva data foi criada nos Estados Unidos, mas informalmente já existia na Grécia e na Roma antiga. Oficialmente, ela foi institucionalizada nos Estados Unidos, quando uma orgulhosa filha resolveu fazer uma festa para sua mãe, uma conhecida ativista social que trabalhou como enfermeira durante a guerra civil norte americana.

A festa fez tanto sucesso que começou a ser realizada todo os anos em âmbito estadual e, a posteriori, nacionalmente, graças ao decreto do progressista presidente Wodrow Wilson em 1914. É o tipo de comemoração que não encontra opositores, todos querem homenagear suas genitoras 

O dia das mães no Brasil era festejado informalmente desde 1918. Os primeiros relatos afirmam que tudo começou a partir do Rio Grande do Sul. E começaram a se espalhar por todo o território, a ponto o presidente da república Getúlio Vargas decretar, em 1932, a comemoração oficial no segundo domingo do mês de maio.

O movimento feminista brasileiro foi o grande responsável pela institucionalização da comemoração. Ele atuava fortemente na década de 30 e, logo depois, também conseguiu que as mulheres tivessem direito ao voto, no mesmo ano. Com a comemoração, o comércio foi o maior beneficiado, pois houve uma grande movimentação no mercado.

No Brasil, foi constatado que é quando o setor de vendas obtém a maior movimentação no volume financeiro, ficando atrás apenas do Natal como data festiva. Para o nicho dos cartões comemorativos, a disputa entre ambos chega a ser forte. Todo mundo quer mandar mensagens bonitas no dia das mães.

Amor de mãe

Conselhos de mãe
Desenho de mulher segurando bebê, com palavras escritas

Não há nada mais bonito que a relação entre mães e filhos. Alguns desiludidos do amor romântico chegam a dizer que é o único amor verdadeiro na vida de uma pessoa. Exageros à parte, uma bela mensagem em homenagem às mães consegue ter um valor sentimental até maior do que um presente físico.

Aliás, é muito difícil conseguir acertar no presente perfeito, quase uma loteria. Além de adivinhar o gosto pessoal de cada mãe, ainda existe o estigma de que se presenteá-la com utensílios domésticos, estaria indiretamente dizendo que as mamães são empregadas dos filhos. A lembrança ideal seria algo para a mulher: bons perfumes, roupas e joias.

Em tempos de crise econômica, desemprego e distância, as mensagens ainda continuam tendo um valor que nunca perde a importância. Além das frases espontâneas, poetas já se dedicaram a nobre função de tentar descrever o que uma mãe representa a seus filhos e à sociedade como um todo.

Não faltam exemplos de canções, livros, poemas e filmes que demonstram todo o amor que uma mãe tem por seus filhos e vice versa. Quer um pequeno exemplo? Veja a listinha abaixo:

Músicas

– Mãe – Emicida

– Trem Bala – Ana Vilela

– Lady Laura – Roberto Carlos

Livros

– Mães Raras – Desirée Novaes

– Violeta – Isabel Allende

– O livro da gratidão – Carolina Chagas.

Filmes

– A escolha de Sofia – Alan J. Pakula

– O Quarto de Jack – Lenny Abrahamson

– Que horas ela volta – Anna Muylaert

Mulher joga bebê pro alto
Silhueta de Mulher e bebê, ao lado de flores e palavras

As maiores frases para o dia das mães, no entanto, podem estar nos ouvidos de todo mundo. Elas expressam, com simplicidade, o óbvio:

  • Mãe, só tem uma.
  • Mãe compreende até o que os filhos não dizem.
  • Deus não pode estar em todos os lugares, por isso ele fez as mães.
  • Ser mãe é sentir um amor que jamais sonhou em conhecer!
  • Nos braços de uma mãe, um filho sente que até as maiores broncas são demonstrações de amor.

O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível!