Notícias

Abrajet Minas em Ação

O presidente da Abrajet Minas, José Aparecido Ribeiro e o vice Antonio Claret Guerra, fizeram uma visita de cortesia ao Secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, na Cidade Administrativa, presentes o secretároo de Estado-adjunto Bernardo Silviano Brandão e a subsecretária de Turismo, Marina Pacheco Simião.

O vice-presidente Antônio Claret Guerra, que é também o Fundador da entidade em Minas, além de integrante do Conselho Estadual de Turismo (CET), por nomeação do governador Romeu Zema (NOVO), iniciou as conversas, explicando detalhadamente a importância da Abrajet-Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, entidade integrante do “trade” nacional há mais de 60 anos, dos quais 37 anos em Minas Gerais, destacando a sua capilaridade como representante da imprensa especializada em turismo em todo o Brasil. Ele explicou que, por estar presente em todos os 27 Estados da Federação, é grande a capacidade da entidade em oferecer uma grande divulgação jornalística e publicitária para o produto turístico de Minas Gerais. O vice-presidente também informou que a Abrajet-MG já está de posse de toda a documentação jurídica e legal para sua inscrição no Processo de Eleição para as entidades representantes da sociedade civil no Conselho Estadual de Turismo (CEP) para o mandato 2021/2023, a se realizar agora em dezembro.

A seguir, Claret lembrou pontos comuns com o secretário Leônidas Oliveira, como suas origens nas cidades do Oeste de Minas de Bom Despacho e São Gotardo e da admiração de ambos para com o então Bispo Diocesano de Luz, Dom Belchior Joaquim da Silva Neto, que foi professor de Leônidas no Seminário de Luz e amigo da saudosa mãe do jornalista Antônio Claret Guerra, Dona Esther Pinto Guerra, falecida aos 94 anos.

Claret Guerra declarou, ainda, que em breve estará de retorno aos quadros da empresa federal, vinculada à Presidência da República, a EBC-Empresa Brasil de Comunicação, como Empregado Público anistiado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), declarando seu interesse e disposição em colaborar com o Governo de Minas Gerais junto à EMC-Empresa Mineira de Comunicação, que embloba Rádio Inconfidência e Rede Minas, sendo subordinada ao Secretário de Estado de Cultura e Turismo.

Por sua vez, o presidente da Abrajet disse que, em primeira mão, o secretário “nos informou que a Secretaria esta preparando um seminário especial na próxima semana para falar das festividades dos 300 anos de Minas Gerais para o trade. Haverá lançamento do Circuito Liberdade com implantação dos roteiros e do ônibus elétrico, além das festividades dos 300 anos e a campanha Minas para Minas, para o Brasil e para o Mundo. O Evento que começa em dezembro no Rio de Janeiro com a projeção da imagem da campanha no Cristo Redentor será anunciado pelo próprio governador Romeu Zema no evento com o trade.

Segundo José Aparecido Ribeiro, o secretário se mostrou preocupado e sensibilizado com a situação da hotelaria e com a falta de atenção da prefeitura ao setor de turismo no geral.

A reunião foi bastante produtiva e durou 2 horas – concluiu o presidente da Abrajet Minas.

Na foto (abaixo) de Gustavo Mendicino, assessor de imprensa da SECULT, aparecem, José Aparecido Ribeiro, Marina Simião, secretário Leônidas Oliveira, secretário de Estado-adjunto Bernardo Silviano Brandão e o diretor geral do JORNAL MG TURISMO, jornalista Antônio Claret Guerra.