Notícias

Acordo com o Sina

Em decorrência da pandemia da Covid-19 que causou a redução de aproximadamente 85% no número de voos e de 90% no de passageiros do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, a BH Airport firmou um acordo com o Sindicato Nacional dos Empregados de Empresas Administradoras de Aeroportos (Sina) com o objetivo de manter os postos de trabalho e de minimizar impactos nos salários dos colaboradores.

O acordo tem como base as Medidas Provisórias 927 e 936 publicadas pelo Governo Federal. Por meio delas o governo regulamenta dentre outras medidas, a redução da jornada de trabalho com diminuição proporcional dos salários em 25%, 50% ou 70%, a depender do impacto da severidade da crise nos negócios. Neste primeiro momento a BH optou por adotar o menor corte previsto na legislação, ou seja 25% (vinte e cinco por cento) de redução na jornada de trabalho e nos salários de todos os colaboradores, no mês de maio, percentual esse que poderá ser revisto nos próximos meses, em função do agravamento da crise.

Com o objetivo de atenuar os impactos da forte redução de demanda de voos e de passageiros do aeroporto, a BH Airport também adotou outras medidas previstas na MP 927, como o uso do banco de horas, antecipação de férias e de feriados, adoção do teletrabalho e a prorrogação do pagamento do FGTS para o próximo trimestre.

O acordo com o Sina prevê a reavaliação da atual decisão à luz da evolução dos efeitos econômicos das medidas de prevenção da doença.

Todas essas medidas, reguladas para auxiliar os empregados e empregadores neste momento de crise, foram discutidas e acordadas em negociação com o Sina, sindicato que representa os colaboradores da empresa, pois acreditamos que desafios semelhantes ao que vivemos no combate da Covid-19 devem ser enfrentados com transparência e responsabilidade.

Reiteramos que a BH Airport segue com seus planos de expansão e de crescimento, por acreditar que, tão logo sejam superados os desafios de curto prazo, Minas Gerais e o Brasil retomarão suas trajetórias de desenvolvimento econômico.