Notícias

Aeroporto de Joinville terá Seção Contra Incêndio totalmente nova

A Infraero assinou, nesta semana, a ordem de serviço que autoriza a retomada das obras para a construção da nova Seção Contra Incêndio (SCI) do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville (SC). Com investimento de R$ 6,28 milhões, a previsão é de começar o serviço no início de outubro, com conclusão prevista para o fim de abril de 2022. 

A estrutura a ser erguida terá área total de 1.430 m², sendo 750,75 m² de pátio coberto para os carros de Combate a Incêndio. A SCI também contará com torres de abastecimento dos caminhões contra incêndio. O projeto, elaborado em consonância com as normas de acessibilidade, prevê ainda o reaproveitamento de água da chuva.  

O superintendente do aeroporto, Rones Heidemann, explica que a construção da nova SCI visa a garantir ainda mais segurança para os passageiros no dia a dia do aeroporto e, em casos de emergências, evoluir a categoria do aeroporto para atendimento de aeronaves de maior porte. “Além de todos os ganhos para o dia a dia dos bombeiros do aeroporto, da evolução da categoria do aeroporto e do aumento da segurança, teremos ainda mais flexibilidade para operações no pátio de aeronaves, já que a atual SCI encontra-se dentro desse pátio e será demolida ao final das obras”, destacou.

Com capacidade para receber até 1,3 milhão de passageiros ao ano, o Aeroporto de Joinville dispõe de voos operados pelas companhias Azul, Gol e Latam. Conta com wi-fi grátis para os passageiros, sistema automatizado para informação dos voos, além de um terraço panorâmico e o sistema ELO – equipamento que prioriza o atendimento às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e traz mais conforto aos viajantes que chegam ou partem da cidade.

Bombeiros de aeródromos

A presença dos bombeiros nos aeroportos é fundamental para as operações aéreas. Para garantir a segurança dos passageiros no dia a dia de um aeroporto e em caso de emergências, a Infraero mantêm em seus aeroportos equipes de bombeiros de aeródromos capacitados para os trabalhos de salvamento e prevenção e combate a incêndio, que operam nas Seções Contra Incêndio (SCI) dos terminais. 

No Aeroporto de Joinville, atuam diariamente 29 bombeiros de aeródromos, que trabalham em regime de revezamento em equipes. A rotina desses profissionais é de constante treinamento: os bombeiros de aeródromo recebem instruções diárias e aplicam na utilização de equipamentos moto mecânicos, ferramentas de salvamento e combate a incêndio. Os profissionais se exercitam diariamente com esquemas de treino específicos para manter o bom condicionamento físico. Além disso, buscam garantir a máxima rapidez e eficácia no atendimento às ocorrências aeroportuárias.