Notícias

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte retoma voos internacionais

Nesta segunda-feira, dia 3 de agosto, chegará ao aeroporto voo da TAP, vindo de Lisboa, e a decolagem para Portugal está prevista para ocorrer em 5 de agosto

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, vai reabrir o terminal internacional na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto. Operado pela TAP Air Portugal, o voo virá de Lisboa e está previsto para chegar às 5h10. Já a decolagem para Portugal está prevista para ocorrer em 5 de agosto, às 19h10. O retorno desse destino faz parte da retomada gradual das operações mantendo toda a segurança de passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária em tempos de pandemia do coronavírus.  

Antes realizados diariamente, os voos da TAP vão ocorrer duas vezes por semana, sendo as decolagens às quartas-feiras e sábados e as chegadas às segundas e quintas-feiras. O último voo da TAP, antes da suspensão temporária de suas operações no aeroporto, ocorreu no dia 18 de março. Vale ressaltar que, diante dos procedimentos no embarque internacional, é necessário que os passageiros cheguem com a máxima antecedência possível, afim de evitar filas e aglomerações. 

“A reabertura do terminal internacional é um passo importante para o aeroporto, que trabalha dia após dia em ações para combate e prevenção da doença. Além de mostrar a confiança da companhia aérea no nosso mercado e nas ações adotadas, repõe novamente Minas Gerais no mapa mundial da aviação dando opção direta para Europa e todas as conexões internacionais da TAP pelo mundo”, avalia Clayton Begido, gestor de Conectividade e Aviação da BH Airport. 

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte segue em contato com a Copa Airlines e também com a Azul Linhas Aéreas para, em breve, anunciar a retomada de seus voos internacionais. 

Ações contra a Covid-19 no terminal internacional 

O país vive um momento delicado com a pandemia do novo coronavírus e o cuidado com a segurança é prioridade no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. No terminal, são colocadas em prática todas as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No intuito de evitar aglomerações e ampliar a segurança, a BH Airport, concessionária do aeroporto, reforça a recomendação de somente se dirigir ao terminal, os passageiros e os profissionais da comunidade aeroportuária. Além disso, para circular no terminal é preciso estar de máscara. 

Entre as orientações da Anvisa para aeroportos está o reforço para a notificação imediata de casos suspeitos de coronavírus no terminal; intensificar os procedimentos de limpeza e desinfecção do desembarque internacional após cada voo, com higienização do corrimão, elevadores, esteiras, balcões e assentos. Utilização de equipamentos de proteção individuais (EPIs), conforme os protocolos, além de sensibilização das equipes do posto médico do aeroporto e avisos sonoros. 

Durante o desembarque internacional é reforçado o aviso sonoro com informações de sintomas e medidas preventivas e as pessoas devem se apresentar espontaneamente caso haja algum indício da doença. A Anvisa acompanha o desembarque internacional para identificar possíveis casos suspeitos e fazer os encaminhamentos necessários.