Notícias

Agostinho Patrus anuncia ampliação de atividades presenciais na ALMG

Novas normas levam em conta critérios técnicos e passam a valer a partir de 16/11; desde o início da pandemia, Assembleia permanece em plena atividade

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai ampliar, de forma gradual e responsável, suas atividades presenciais. O anúncio foi feito pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), nesta quarta-feira (28/10). A partir do dia 16/11, as atividades legislativas e administrativas passarão a ser realizadas de forma semipresencial, conforme procedimentos definidos em deliberações a serem publicadas nesta quinta-feira (29/10).

O presidente Agostinho Patrus (foto) lembra que, desde o início da pandemia de covid-19, a ALMG tem se pautado pela manutenção do exercício de suas funções constitucionais, sempre com os cuidados necessários à preservação da saúde de parlamentares, servidores e comunidade em geral. “Agora, a equipe técnica da área de Saúde da Casa já nos sinaliza que podemos ampliar as atividades do Legislativo e faremos isso gradualmente”, afirmou.

Crédito (foto): Reprodução / TV ALMG

A ALMG vem monitorando as estatísticas epidemiológicas relacionadas à pandemia. As novas normas levam em conta a progressiva melhora dos dados de contaminação e internações, além de critérios estritamente técnicos. “Estamos em um patamar próximo do aceitável pela Organização Mundial de Saúde”, explicou o presidente. Todas as medidas preventivas continuarão sendo adotadas pela Gerência-Geral de Saúde Ocupacional da ALMG.

Ainda segundo o presidente Agostinho Patrus, a situação permanecerá em constante avaliação e, sempre que necessário, novas medidas poderão ser adotadas, no intuito de resguardar a segurança e a saúde de servidores, parlamentares e visitantes. “Nossa maior preocupação é com as pessoas. Lembrando que, ao longo da pandemia, a ALMG se manteve atuante, procurando contribuir para a superação das dificuldades enfrentadas pelos cidadãos mineiros”, concluiu.

Novas normas

Conforme os novos critérios, as reuniões de Plenário serão realizadas de maneira presencial, mas será mantida a possibilidade de participação remota de parlamentares que pertencem aos grupos de risco, por meio da plataforma virtual Zoom, com uso de um sistema desenvolvido pelos próprios técnico da ALMG. Nas Comissões, terão continuidade as reuniões que vêm sendo realizadas de segunda a sexta-feira, também com participação presencial e remota.

Para evitar aglomerações, o acesso às dependências da ALMG permanecerá restrito a parlamentares, servidores, jornalistas, autoridades e convidados das reuniões. Estarão autorizadas, em número limitado, visitas aos gabinetes parlamentares, mas com comunicação prévia à Polícia Legislativa. Mediante agendamento, será retomada a atividade presencial em setores como Centro de Atendimento ao Cidadão, Biblioteca e Espaço Cidadania.