Notícias

Agostinho Patrus discute cooperação diplomática entre Minas e Azerbaijão

Presidente da ALMG recebeu embaixador do país euro-asiático, juntamente com o senador Antonio Anastasia

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), recebeu, nesta quinta-feira (12/11), a visita do embaixador do Azerbaijão no Brasil, Elkhan Polukhov. O encontro foi realizado na sede do Legislativo mineiro e também contou com a presença do vice-presidente do Senado, Antonio Anastasia (PSD).

Dentre as pautas tratadas no encontro estão as possíveis ações de cooperação entre a ALMG e o Governo do Azerbaijão, além da realização de uma exposição de fotos sobre o país euro-asiático na Casa. “O Arzebaijão é um país que os brasileiros têm pouca familiaridade, mas é um lugar de cultura e belezas naturais surpreendentes. Esta é uma necessária aproximação para que ações conjuntas sejam alinhadas”, afirmou Agostinho Patrus.

Crédito (foto): Victor Olveira / ALMG

O embaixador Elkhan Polukhov – que visita o Estado pela primeira vez – destacou que esse estreitamento de laços entre Minas e Azerbaijão é importante não só no setor econômico mas, também, na cultura e educação. “Nosso objetivo é expandir o interesse pelo Azerbaijão, ainda pouco conhecido no Brasil. Também é importante olharmos para o fortalecimento das relações econômicas”, explicou o diplomata.

Na avaliação do senador Antonio Anastasia, integrante da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, “há muitas potencialidades de cooperação entre Minas Gerais e o Azerbaijão”.

Exposição fotográfica na ALMG

Tão logo as atividades culturais presenciais voltem à normalidade, a Assembleia de Minas deve receber uma exposição de fotos sobre o Azerbaijão. A mostra apresentará, em 50 telas, as tradições, paisagens, belezas naturais, culinária e a arquitetura do país, que tem uma das culturas mais ricas e antigas do mundo. A República do Azerbaijão é uma nação transcontinental, situada entre o Leste Europeu e o Sudoeste Asiático, com cerca de 10 milhões de habitantes.