Notícias

Agostinho Patrus promove a participação de jovens no Poder Legislativo

Presidente da ALMG lançou a nova etapa do Parlamento Jovem de Minas, com a participação de 123 câmaras municipais

“São 18 anos de encontros, realizações e aprendizados. Não existe quem saiba mais ou menos, existem saberes diferentes. Todos aprendem muito com esse projeto”, enfatizou o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), no lançamento virtual do projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) deste ano, nesta sexta-feira (7/5).

A iniciativa da ALMG, em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, completa 18 anos com uma programação destinada ao diálogo com a sociedade e à promoção da educação cidadã de jovens do ensino médio. O meio ambiente e o desenvolvimento sustentável permanecem como foco desta edição, que desde o ano passado está debruçada sobre a discussão de políticas públicas para a preservação da natureza.

O diferencial deste ano é o modelo híbrido, com atividades remotas e presenciais, de acordo com a realidade da pandemia de covid-19 em cada cidade. Além disso, 37 novas câmaras municipais integraram o projeto, ampliando a participação para 123 municípios. Para o presidente da ALMG, isso demonstra a pluralidade das discussões, o que permite conhecer as diversas realidades do Estado.

Durante a solenidade, Agostinho Patrus ainda afirmou que a iniciativa demonstra a importância do Parlamento no regime democrático, como se faz necessário em um momento quando o papel das instituições é questionado no país. “Quando deixa de existir liberdade, o primeiro atacado é sempre o Parlamento, porque ele é a voz da população, porque ele reflete o espírito de todos os cidadãos”, declarou.

Participaram também do lançamento virtual deputados estaduais e vereadores presidentes de câmaras municipais, além de coordenadores e alunos que integram o projeto e representantes da Escola do Legislativo e da PUC Minas. Para se inscrever no PJ Minas, o estudante deve procurar a Câmara Municipal de seu município. Consulte no site quais cidades participam do projeto: https://www.almg.gov.br/educacao/parlamento_jovem/2021/

Foto: Reprodução / ALMG