Notícias

Alago

Caros companheiros. Estive na quarta-feira e ontem representando nossa entidade em evento realizado pela Alago, Associação dos Municípios do Lago de Furnas, em evento que aconteceu na cidade de Campo do Meio.
Presente toda a cúpula da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, incluindo o Secretário Leônidas Oliveira, a Secretária Adjunta de Turismo Marina Pacheco e o sub secretário Bernardo Silviano Brandão.
Presente também o Comando da Marinha do Brasil,  incluindo o Chefe da Capitania Fluvial de MG, Capitão de Mar e Guerra Nicácio Sátiro de Araújo, e o delegado regional, Tenente Fábio Bambace.
Em pauta as cotas mínimas para que o espelho d’água do  Lago volte a se aproximar dos vários municípios que hoje estão secos e com prejuizos para o turismo e os negócios, a exemplo de Campo do Meio que não vê a hora da água retornar para as suas praias artificiais, secas desde que ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, passou a monitorar o espelho d’água e tratá-lo apenas pela ótica da geração de energia e não do turismo e das outras funções do Mar de Minas .
A mudança do nome de Furnas, para efeito de turismo, para Mar de Minas foi outra pauta que teve a adesão de todos, incluindo a Secretaria de Estado de Turiamo.
Foi debatido também a presença da Marinha no Mar de Minas para disciplinar e oferecer segurança.
O evento teve presença de 15 prefeitos, associações, políticos de praticamente todos municípios que são banhados pelo Mar de Minas.
O Secretário informou que tem garantidos recursos para divulgação do destino e que o turismo nunca teve tanto recursos para marketing e promoção.
Estão programados dois eventos no Rio de Janeiro que levarão a marca da Campanha Minas para Minas, para o Brasil e para o Mundo.
A marca e a bandeira do estado serão projetadas no Cristo Redentor em evento portentoso que está sendo organizado pela SETUR.
Após o evento foi oferecido pela Alago um almoço de confraternização no Clube de Campo do Meio.