Notícias

Angela Geo

Uma jornada que se iniciou com a artista ainda adolescente. Em 1993 ela estreia no mercado com uma exposição de telas em Toronto – Canadá.

A partir de então desenvolve um trabalho profuso que inclui desenho, pintura, escultura, design de joias, móveis, objetos, literatura, arte digital, e literatura artística.

Diagnosticada dislexa tardiamente, Angela entendeu que a sua imersão tão profunda na arte foi proporcionada por uma “desatenção” que a acompanhou por toda vida, permitindo então que se aventurasse por tantas oportunidades.

​​Os trabalhos de design de jóias revelam uma ligação visceral de cada peça com a natureza. Conquistou diversos prêmios em concursos mundiais, como o HRD Awards Antwerp Word Diamond-2009, Anglo Gold AuDITIONS – 2008, e o XIV IBGM Jewellery Design Words – 2008.

O trabalho com as Jóias levou Angela a aplicar seus traços de arte em esculturas espaciais, como a escultura “Minas e o Mundo” instalada no Aeroporto da Pampulha em Belo Horizonte – MG, criando projetos que seguem os formatos curvilíneos de suas peças de design, apresentando a irreverência de um monumento e a delicadeza de uma joia.

A Literatura Artística ocupa um grande espaço na sua obra, com mais de 300 livros artísticos produzidos desde a sua adolescência. Segundo Angela Geo, os livros reproduzem a intimidade, sua visão de mundo, e lá estão contidas todas as fases resultantes da experiência de suas criações. 

É autora de diversos Livros, de infantis a poesias, abordando em sua principal obra, Lutriam, temas fundamentais que norteiam a nossa vida. “Adoro a palavra escrita. Ela se recria a cada voz!”

A Criação de Móveis começou a tomar corpo na instalação de seu atelier, onde também utiliza peças de demolição, pedras e metais. Sua arte também é aplicada em eletrodomésticos, como geladeiras. Os incríveis Objetos são, na maioria das vezes, complementos da mesa, como colheres, descansos, porta guardanapos, e outros.

Mais recente é sua produção em Arte Digital, onde se destaca a série SELF, em desenvolvimento há seis anos.

Sempre presente, a Pintura nos mostra fases distintas, onde percebe-se a leveza do traço e explosão da alma, manifestadas ao longo da sua vida.

Mas é através do Desenho que Angela Geo consolida a sua arte, com a série Memes, em permanente produção desde 1998, abrigando em seu atelier um acervo de obras de grandes formatos (5,0 x 0,6m. a 9,0 x 0,3)m., que dão sentido aos mais de 3.000 desenhos em pequenos formatos que retratam detalhes dos trabalhos maiores.

Os Memes – “Menor partícula da informação” – passaram a ocupar um lugar de destaque em meio à sua diversidade artística, e se transformaram na marca registrada da sua obra. É a interação da natureza com o homem, os minerais e o reino vegetal em diversas escalas, onde se apresentam os “seres sementes” que fazem o elo com todos esses reinos.

Hoje também emana seu talento através de plantas colhidas no bosque que cultivou, e nos minerais que garimpa com as próprias mãos em jazidas da região, produzindo esculturas essencialmente naturais.

Uma trajetória criativa que culmina com a instalação do Atelier Angela Geo em Esmeraldas-MG, um espaço aberto e totalmente dedicado ao florescer da alma, e que propicia uma Infinitude de Possibilidades.

O ATELIER

Desde 2015 Angela Geo se refugiou na sua fazenda, na região de Esmeraldas/MG, e começou a realizar uma reforma na casa que estava sem uso e em péssimo estado.

​Começou assim a ocupar todos os espaços da casa, criando seu atelier em diversos ambientes para produzir seus desenhos, pinturas, livros artísticos, esculturas, jóias, literatura, arte digital, móveis e objetos.

Nesse período também desenvolveu os produtos da fazenda-atelier, que vão desde arranjos de flores e plantas secas, a geléias, chás e banhos.

​A formatação de um bosque de plantas suculentas ao redor do atelier veio aos poucos, na medida em que os sentidos de interação da sua arte com a natureza foram se descobrindo, resultando numa fusão espetacular, retratada na atual fase do seu trabalho – os Memes, interagindo visceralmente os reinos animal, vegetal e mineral. Sua visão de arte que engloba a totalidade – natureza

Dentro do atual modo de vida da artista, buscando o Bem Estar em todas atividades, o atelier também abre a possibilidade de os visitantes vivenciarem experiências artísticas junto à natureza, criando esculturas de pedras e suculentas ou desfrutando da contemplação às artes presentes em toda residência-atelier.

 A gastronomia também faz parte dessas sensações, apresentando diversas iguarias como a salada de Flores, pratos regionais e o excepcional doce de leite.

O atelier continua a sua reforma em movimento, e agora abre suas portas para que o público possa participar dessa vivacidade artística na plenitude, resultando em infinitas formas de interação e evolução através dos vários tipos de conexão que o Atelier Angela Geo permite.

Passeie, viaje, interaja.

Seja muito bem-vindo à Infinitude de Possibilidades!