Notícias

Árvore de Natal e exposição de Papais Noéis na Avenida Paulista vão até o dia 06 de janeiro

Com traços e pinceladas de grafismo, artistas deixam sua singularidade e marca em esculturas de tamanho natural do bom velhinho; completam a decoração da via uma árvore natalina com 10 metros de altura e iluminação especial nas árvores junto às grades do parque Trianon

A Avenida mais querida do país volta a ganhar decoração natalina após 12 anos sem festejo oficial na via com o “Natal Bauducco na Paulista”, organizado pela Associação Paulista Viva (APV), com patrocínio da Bauducco e apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, que poderá ser apreciado, a pé ou de carro, até o dia 06/01/21. A decoração inclui uma árvore de natal de 10m, a iluminação com led das árvores junto às grades do parque Trianon e uma exposição com a curadoria do designer gráfico e ilustrador Elifas Andreato de 10 papais noéis estilizados por artistas plásticos, representados em diferentes situações (de pé, deitado, sentado).

“A Bauducco está presente nos lares das famílias há mais de seis décadas e como a maior fabricante de Panettones do mundo, queremos proporcionar uma experiência especial na data. Somos a marca líder em vendas de panettone e não poderíamos ficar de fora deste momento tão especial para São Paulo. Com a parceria, celebramos o Natal na Avenida ícone da cidade e partilhamos um momento especial para muitas pessoas, que serão presenteadas com a decoração”, afirma Juliana Corá, Grouper de Marketing da Bauducco.

A grande árvore de Natal com 10 metros de altura, iluminada, está instalada na Praça dos Ciclistas, na esquina da Av. Paulista com a Rua da Consolação. Ela possui estrutura metálica em aço carbono mecânico e solda MIG, com laços em tecido aveludado vermelho, 1.000 bolas douradas e vermelhas e iluminação com pontos de LED.

Papai Noel chegou – A arte urbana e questões sociais do arte educador Bonga Mac; a reinvenção da pop art de Neno Ramos e a diversidade cromática de Celso Mazu (pseudônimo PROZAK) são alguns dos elementos usados para colorir o “bom velhinho”, a mais tradicional figura natalina. Completam o time de artistas Walkiria Barone, Cassiano Reis, Carola Trimano, Trompaz, Cristiane Gardim, Everson Fonseca e o Coletivo Golden Leaf.

O curador Elifas Andreato explica que para integrar o time de convidados para estilizar a figura do Papai Noel, buscaram por artistas populares que deixam sua própria marca na cidade, os grafistas. “Queríamos dar espaço aos artistas de rua e cada um deles teve total liberdade para fazer sua interpretação deste evento e arranjo visual”, explica. Para ele, o retorno do Natal à Paulista representa um momento de celebração. “A avenida é um dos cartões postais de São Paulo e esta intervenção artística é mais um passo importante rumo ao trabalho das comemorações dos 130 anos da via”, explica.

À frente de cada Papai Noel foi instalado um totem de identificação de cada obra e, por meio de QR Code, o público tem acesso a vídeos gravados por cada autor, mostrando o “making off” de seu trabalho, com depoimento da motivação e o porquê de ter customizado o Papai Noel daquela forma (como escolha de cores, de texturas), assim como o link do site da Bauducco.

Considerada o símbolo de São Paulo, a Avenida Paulista é um dos pontos mais badalados da cidade. Reúne comércio, cultura, empresas, hotelaria, gastronomia, e é conhecida também como o “centro financeiro” do município, por onde circulam diariamente 1,2 milhão de pessoas. Em 2020, o Natal na via acaba sendo ainda mais importante tendo em vista as dificuldades ocasionadas pela pandemia e todos os eventos que nela aconteciam foram cancelados, como a Parada LGBT, a Corrida de São Silvestre e a festa de Réveillon.

“Nosso projeto propõe a organização de um cenário contemplativo e participativo para a população, promovendo a alegria e a animação num momento tão difícil como o que estamos vivendo. Voltar a ser protagonista de uma celebração importante como o Natal, com tanto significado emocional, é para nós uma grande alegria”, afirma o presidente da APV, Lívio Giosa. “Este é o nosso presente de natal para todos os paulistanos e visitantes que circulam diariamente pela via e também uma das ações para celebrar os 129 anos da Avenida (08 de dezembro) e os 24 anos da APV”.