Notícias

As raízes da gastronomia em Belo Horizonte

Lançamento do minidocumentário Nossas Raízes e roda de conversa virtual abordam as origens da cozinha mineira e como movimentam o turismo gastronômico na capital.

O evento Cidade Criativa da Gastronomia chega à terceira edição e promove roda de conversa, no dia 31 de agosto, e o lançamento do minidocumentário “Nossas Raízes” no dia dois (2) de setembro. Ambos os eventos ocorrem às 20h, com transmissão online e são totalmente gratuitos. Depois de abordar a gastronomia como parte da hospitalidade e de retomar a influência dos imigrantes na gastronomia de Belo Horizonte, a terceira edição tem como tema central a cultura alimentar indígena e dos diversos povos quilombolas.

A cozinha mineira é uma das mais aclamadas e popularmente conhecidas em todo Brasil. Na última década, a capital experimentou uma volta à tradição aliada à inovação e criatividade nos setores de restauração e hospitalidade, o que levou à conquista do título de Cidade Criativa da Gastronomia pela UNESCO em 30 de outubro de 2019. É nesse contexto que surge a necessidade de retomar, agora, as raízes da nossa culinária.

Na terça-feira, 31 de agosto, a mesa redonda acontece com a participação de Tânia Assunção, guia de turismo, e Maria Cristina Santos, guia de turismo e cozinheira de mão cheia. Completam a mesa Luciana Priscila do Carmo, pesquisadora em alimentos tradicionais e o turismólogo Thiago Bicalho, que fará a mediação da conversa. O tema do debate será a história da cozinha mineira. Desde o período colonial – época de um intenso intercâmbio entre indígenas, escravos e tropeiros no interior das Minas Gerais – até a atualidade, quando a presença dessas raízes na gastronomia mineira é consagrada.

Já na quinta-feira, dia dois (2) de setembro é o lançamento nacional do minidocumentário “Nossas Raízes”: um passeio histórico por meio de sabores, ingredientes e utensílios passando pelo Museu de Artes Ofícios, o Muquifu, Museus dos Quilombos e Favelas Urbanos e o Mercado Central.  A equipe do filme fará um bate-papo com histórias de bastidores, logo antes da exibição.

O evento visa apresentar as qualidades da capital como destino turístico com foco na gastronomia. Com o intuito de fomentar a cozinha mineira a partir de uma perspectiva histórica focada na sua origem e, num cenário mais amplo, fomentar o turismo na cidade de Belo Horizonte, setor diretamente afetado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Participam e contribuem para o evento hotéis, restaurantes, agências de turismo receptivo, guias de turismo e os diversos festivais gastronômicos que acontecem na cidade e que estão preparados para receber o turista de forma segura e acolhedora.

Em atenção às medidas de isolamento social, a transmissão da roda de conversa, no dia 31 de agosto, e o lançamento nacional do minidocumentário, no dia dois (2) de setembro, acontecem pelo canal do YouTube da agência Livre Viagens e Turismo.

O evento Cidade Criativa da Gastronomia: “Nossas Raízes” é uma realização da Livre Viagens e Turismo, patrocinado pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da BELOTUR e tem o apoio da Frente da Gastronomia Mineira

Roda de conversa e lançamento do Minidocumentário.

31 de agosto e 2 de setembro de 2021.

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=jg9hu8tRs4M

Programação completa e divulgação: @livreviagenseturismo