Notícias

Automação fiscal: saiba como isso pode auxiliar sua pequena empresa

Automação fiscal: saiba como isso pode auxiliar sua pequena empresa

No mercado precisamos nos reinventar a todo o momento. E aproveitar de todas as tecnologias é uma das melhores formas de melhorar o desempenho das empresas. A automação fiscal traz diversos benefícios para empresas de pequeno porte, sendo bastante útil para diminuir custos e agilizar processos fiscais.

A automação de processos vem ganhando espaço entre o empresariado brasileiro. Uma pesquisa feita pelo Índice de Automação do Mercado Brasileiro mostra que a automação cresceu 4% entre as empresas em 2019. Com a pandemia de coronavírus, a automação das empresas deve ser ainda maior em 2020.

Para que serve a automação fiscal?

A automação fiscal visa otimizar processos fiscais por meio de softwares ou bots. Um exemplo bastante popular no Brasil são as Notas Fiscais Eletrônicas desenvolvidos por órgãos públicos de cada estado. Este serviço inclusive auxilia principalmente as pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEIs).

Automatizar os processos fiscais faz parte do futuro das empresas. Os contadores da sua empresa poderão automatizar tarefas que se repetem, sem ter de executar as funções. Isso trará mais agilidade e menos custos.

Quais são os principais exemplos de automação fiscal para pequenas empresas?

As pequenas empresas são as principais beneficiadas pela automação fiscal. Não percebemos, mas a automação de processos fiscais está bastante presente nas nossas vidas, como mostraremos nos exemplos abaixo:

Nota Fiscal Eletrônica

Já falamos delas acima, mas vamos explicar um pouco melhor como o serviço funciona. O pequeno empresário pode utilizar o sistema das notas fiscais eletrônicas, caso seu estado ou município já possua um sistema próprio.

Microempreendedores individuais e empresas de qualquer porte podem utilizar o serviço para gerar notas fiscais. A automação das notas agiliza todo o processo, sendo bastante útil principalmente para empresas e empreendedores de comércio B2B, que vendem seus produtos e serviços para outras empresas.

Atendimento por robôs

A sua equipe financeira poderá se preocupar com assuntos mais importantes com a adoção do atendimento por robôs. Os assistentes virtuais são robôs inteligentes cada vez mais comuns no mercado brasileiro.

Estes robôs podem ajudar seus clientes a resolverem diversos tipos de problema, inclusive os problemas fiscais. Através da ajuda deles, é possível resolver problemas como o pagamento de dívidas, por exemplo.

Softwares para cálculo de impostos

Outro grande exemplo da automação fiscal para pequenas empresas são os softwares de cálculo de impostos. Os contadores são os maiores beneficiados por estes programas, já que basta que eles insiram os dados para que os cálculos sejam feitos.

Quais são os principais benefícios da automação fiscal para pequenas empresas?

Como podemos perceber, o objetivo da automação é agilizar processos repetitivos como a maioria dos processos fiscais. Adotar tecnologias deste tipo em pequenas empresas é uma forma de otimizar o desempenho do negócio e fazer com que os profissionais foquem em funções mais importantes.

Veremos abaixo alguns dos principais benefícios que a automação fiscal pode trazer para pequenas empresas, confira:

Diminuição do retrabalho e problemas fiscais

Softwares e bots de automação são mais precisos do que nós humanos. Isso diminui as chances de erros que podem gerar o retrabalho e possíveis problemas fiscais. Quando um profissional faz uma nota fiscal, ele pode errar números ou cálculos, isso pode fazer com que sua empresa perca dinheiro e clientes.

Ao automatizar este processo através da nota fiscal eletrônica, por exemplo, você diminui as chances de erros. A diminuição do retrabalho e dos custos gerados por problemas fiscais ajudam na redução dos custos. Isso faz com que seu negócio fique mais enxuto.

Maior rapidez na prestação de contas e envio de documentos a clientes

Este é um dos principais benefícios da automação fiscal para pequenas empresas. O uso de soluções de automação agiliza o processo de prestação de contas e envio de documentos a clientes.

Hoje em dia, temos maquininhas de cartão de crédito que oferecem a opção de entrega de nota fiscal por e-mail ou SMS, por exemplo. Calcular os impostos e prestar contas a clientes e fornecedores também fica muito mais fácil e rápido com o uso de robôs ou softwares especializados.

Redução de estrutura operacional

A automação fiscal também reduz a necessidade de estrutura física operacional para atuação de contadores e profissionais da área de finanças. A maioria dos softwares de automação são usados online, sem necessitar de instalação em computadores. Eles também trazem a possibilidade do armazenamento de dados na nuvem.

Isso ajuda na implementação do trabalho remoto. Assim, você pode ter acesso aos dados fiscais do seu negócio de qualquer lugar, basta ter um computador com internet. Isso praticamente acaba com a necessidade de contar com espaço físico e muitos equipamentos para a realização dos processos fiscais do seu negócio. A automação fiscal só traz benefícios para as pequenas empresas e pode ser um grande facilitador para a atuação destas empresas no mercado.