Carga transportada entre São Paulo e Belém é composta por mais de 200 kits de produtos como absorventes, sabonetes e lenços umedecidos, que foram arrecadados pela organização sem fins lucrativos G10 Favelas e Instituto Costurando Sonhos Brasil
Programa da LATAM já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Catástrofes
Duzentas meninas de escolas públicas da Ilha do Marajó (PA) que sofrem com a pobreza menstrual irão receber mais de 200 kits de higiene íntima transportados gratuitamente pela LATAM Cargo. As arrecadações de produtos, como absorventes, sabonetes e lenços umedecidos, foram realizadas pela organização sem fins lucrativos G10 Favelas e pelo Instituto Costurando Sonhos Brasil, e transportadas na última semana de São Paulo para Belém pelo Avião Solidário da LATAM. Nos próximos dias, seguirão da capital paraense em trajeto fluvial até o município de Cachoeira do Arari, localizado na Ilha.
Há mais de 10 anos, o Avião Solidário da LATAM coloca à disposição da América do Sul toda a sua experiência logística e conectividade para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, Meio Ambiente e Catástrofes.
Desde 2022, o Instituto Costurando Sonhos Brasil é parceiro da LATAM no Programa Segundo Voo de recuperação de elementos têxteis, e conta com o trabalho de dezenas de costureiras moradoras de Paraisópolis, a segunda maior comunidade da capital paulista. Desde então, já foram mais de 40 toneladas de uniformes da LATAM recuperados no Brasil de forma criativa.
Já com o G10 Favelas, a LATAM possui parceria consolidada desde o ano passado. Denominada como um bloco de líderes e empreendedores de impacto social das maiores favelas do Brasil, a organização sem fins lucrativos reverte as doações em insumos e cestas básicas para as comunidades espalhadas por todo o País. Em março, LATAM e G10 Favelas atuaram juntos na doação de mais de 80 bagagens, esquecidas nos aeroportos, às vítimas das chuvas no litoral de São Paulo. Em julho, a parceria se repetiu no transporte de nove toneladas de ajuda humanitária às vítimas das fortes chuvas que atingiram o Estado de Pernambuco. Já em dezembro, o Avião Solidário da LATAM transportou gratuitamente 39 toneladas de alimentos arrecadados pelo G10 Favelas para população vulnerável de Minas Gerais, Pernambuco e Distrito Federal.
AVIÃO SOLIDÁRIO: EXPERTISE NO TRANSPORTE DE CARGAS EM PROL DO BRASIL
Em 11 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.
Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia. Em 2022, vale lembrar, o programa Avião Solidário consolidou parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Associação Caatinga, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se, e SOS Mata Atlântica.