Notícias

Belo Horizonte recebe réplicas das esculturas de Michelangelo pela primeira vez

A exposição gratuita chega ao Pátio Savassi com obras produzidas pela Gipsoteca de Firenze, a partir dos modelos originais do artista.

Considerado um dos maiores criadores da história da arte do Ocidente, Michelangelo é referência ainda nos dias atuais e suas obras são admiradas em todo o mundo. Em uma experiência única e internacionalmente inédita, Belo Horizonte  recebe a exposição “A Beleza na Escultura de Michelangelo – Desde os Modelos Clássicos até à Herança de seus Seguidores”, que traz 25 peças, entre estátuas, bustos e relevos em gessos, produzidas pela Gipsoteca de Firenze, a partir de moldes das obras originais do mestre italiano.

Instalada no corredor do Piso L3, no Pátio Savassi, a mostra é composta por esculturas e 10 gigantografias (grandes fotos em alta definição) das peças originais, de autoria de Aurélio Amendola, que restituem ao visitante o esplendor dos estudos dos nus desenhados pelo grande artista, tudo com uma iluminação especial, que reproduzem um aspecto cenográfico.
Com entrada gratuita, o projeto é uma rara oportunidade para os apreciadores da arte conhecerem de perto o legado e a história de Michelangelo, conhecido como o gênio do renascimento e que eternizou sua memória em tantas obras, como “Pietà” e “O Juízo Final”. A retrospectiva vai desde a escultura clássica até a obra do artista e poderá ser visitada do dia 11 de março até 17 de abril.

Para o gerente de marketing do Pátio Savassi, Marcelo Portela, “receber a exposição no mall é um privilégio e vai de encontro com a veia cultural do shopping. Estamos sempre de portas abertas para a arte, por meio do selo Pátio Arts & Design. Valorizar a cultura e dar acesso aos nossos clientes a experiências inéditas como a mostra do Michelangelo é motivador”, comenta.

Sobre a Exposição
Separada em três partes, a exibição começa mostrando as esculturas que influenciaram Michelangelo, como a Vênus de Milo, depois  transita pelos precursores do artista, em especial Jacopo della Quercia, até que aparecem suas esculturas, com destaque para Pietà Rondanini, inacabada devido ao seu falecimento, aos 89 anos. Por fim, são apresentados artistas que foram influenciados pelo italiano, entre os quais, Gian Bernini, pioneiro da arte barroca e maior escultor do século XVII.  

Oficinas infantis
A mostra vai contar ainda com oficinas de argila para crianças de 4 a 12 anos. O público infantil poderá colocar a criatividade em prova, desenvolvendo esculturas inspiradas nas obras de Michelangelo, com acompanhamento de arte educadores da Corre Cotia. Para participar, basta fazer um cadastro prévio pelo app Multi. As oficinas são gratuitas e funcionam aos sábados e domingos, das 12h às 17h, com lotação máxima de 18 participantes por turma.

Sobre o Artista
Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni nasceu na Itália, em Caprese, no dia 6 de outubro de 1475 e foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto renascentista. Genial em vários aspectos, se empenhou nos estudos do corpo humano, refletidos em suas esculturas, sendo Pietá e David suas obras mais famosas, realizadas antes dos seus 30 anos. Faleceu em Roma, em 18 de fevereiro de 1564 e ainda hoje, Michelangelo permanece como um dos poucos artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do sublime numa dimensão universal.

SERVIÇO
A BELEZA NA ESCULTURA DE MICHELANGELO

Local: Pátio Savassi – Piso L3
Data: 11/03 à 17/04
Valor: gratuito
Oficinas infantis: sábados e domingos, das 12h às 17h
Inscrições gratuitas pelo app Multi
Informações pelo App Multi e instagram @meupatiosavassi