Notícias gerais

British Council lança campanha global de engajamento da juventude pela proteção climática

Após ouvir mais de 8 mil jovens de 18 a 35 anos de 23 países, incluindo o Brasil, entidade britânica lança Carta Global das Juventudes pelo Clima;

Acesse o documento em: www.cartapeloclima.com.br

O British Council, organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, está mobilizando jovens de todo o mundo para a assinatura da Carta Global das Juventudes pelo Clima. O documento foi produzido após entrevistas com mais de 8 mil jovens de 23 países e será entregue aos líderes mundiais durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que acontece em novembro em Glasgow, na Escócia. Disponível até 20 de outubro, a Carta Global pode ser assinada em:   www.cartapeloclima.com.br.

A campanha do British Council para engajamento da juventude envolve ações com influenciadores digitais que dialogam com os jovens nas redes sociais e produzem conteúdos relacionados à sustentabilidade, direitos humanos e iniciativas de proteção do planeta. No Brasil, já aderiram à campanha Juliana OC (@eujulianaoc), uma das fundadoras do coletivo Eco Maré (@ecomareoficial), que visa fomentar debates sobre a questão socioambiental e revitalizar lugares poluídos pelo lixo no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro; Gabriel Braz, um dos coordenadores do Ecomuseu de Sepetiba (@ecomuseudesepetiba), ação museológica que atua a partir da valorização da história local e do patrimônio do bairro Sepetiba, no Rio de Janeiro; e Djankaw Kilombola (@djankawzando), estudante de Pedagogia da Terra e Serviço Social, filha da comunidade Quilombola Paiol de Telha e coordenadora dos coletivos  Bajubá LGBTQIA+ e Artístico Paiol das Artes.

Os influenciadores digitais já publicaram conteúdos em seus canais de redes sociais, explicando a proposta da Carta Global das Juventudes pelo Clima e convidando os seguidores a conhecer e assinar o conteúdo do documento. A campanha do British Council está em andamento, e novos participantes devem aderir até a entrega da Carta aos líderes mundiais.

Relatório ouviu jovens sobre preocupação com o meio ambiente

Para a criação da Carta Global das Juventudes pelo Clima, foram entrevistados mais de 8.000 jovens de 18 a 35 anos de 23 países, entre janeiro e março de 2021, sobre suas perspectivas sobre as mudanças climáticas. A mensagem mais proeminente que surgiu deste exercício de pesquisa foi que, em todos esses 23 países, há uma voz forte e unânime dos jovens em relação às mudanças climáticas.

De acordo com o estudo, mais de 90% dos jovens no Brasil acreditam que as mudanças climáticas já estão impactando suas vidas. Os três principais efeitos observados por eles são: 1. seca/ondas de calor; 2. diminuição das fontes de água; e 3. chuvas excessivas/condições extremas do clima. Os dados também mostram que cerca de 60% dos jovens brasileiros acreditam ter as habilidades necessárias para enfrentar as mudanças climáticas no Brasil, especialmente mulheres jovens que vivem em áreas urbanas.

Confira mais detalhes e acesse o conteúdo da Carta no site.

SOBRE O BRITISH COUNCIL 

O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como governos (em diversas instâncias), organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações no site: www.britishcouncil.org.br