Notícias

Busca por viagens no Brasil acelera durante o mês de julho

Destinos de apelo regional, como Gramado (RS) e Campos do Jordão (SP), estão entre os mais procurados para os próximos meses

A procura por viagens a destinos brasileiros se intensificou ao longo do mês de julho. Dados do Expedia Group não só confirmam a tendência de buscas por hospedagens em datas mais próximas – um reflexo das incertezas geradas pela pandemia do novo coronavírus – mas mostram também que, recentemente, o viajante brasileiro ficou mais animado em viajar.

Durante o mês de julho, a busca por viagens no Brasil para os meses de agosto a outubro teve um crescimento médio de cerca de 30% a cada semana, sempre em comparação com o período imediatamente anterior. Além disso, as consultas para o período mencionado foram, ao longo de julho, mais que 100% maiores do que as realizadas para os meses de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021 – teoricamente a alta temporada do turismo brasileiro.

Na semana iniciada no dia 20 de julho especificamente, o crescimento foi ainda mais expressivo:  de aproximadamente 50% sobre os 7 dias anteriores, para viagens entre agosto e outubro. Embora o mês de agosto tenha sido o mais procurado, houve também altas de quase 40% nas buscas para hospedagens em setembro e outubro – mostrando que, aos poucos, a confiança para marcar uma viagem com uma antecedência um pouco maior está voltando.

“A situação no Brasil ainda é bastante difícil, com muitos destinos ainda sofrendo com restrições de viagens e abertura dos estabelecimentos. Mas percebemos que, em junho e sobretudo em julho, as pessoas ficaram mais dispostas a fazer alguns deslocamentos, o que sugere uma volta gradual da confiança para viajar”, comenta Nuno Sales da Ponte, Diretor para o Brasil do Expedia Group.

De toda a procura por hospedagens em destinos brasileiros, 75% foi realizada por viajantes domésticos. Da parcela que veio do exterior, os Estados Unidos foram o país com a participação mais expressiva, com pouco mais que 10% do total.

Principais destinos

Rio de Janeiro e São Paulo seguem sendo as cidades mais procuradas para viagens no Brasil. No entanto, destacam-se também destinos conhecidos pelo seu apelo regional, como Gramado (RS), Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG) e Ilhabela (SP), mostrando que os deslocamentos mais curtos e feitos de carro ganharam espaço na tomada de decisão.

As buscas por viagens a Gramado em agosto cresceram em torno de 70% entre a 1ª semana de julho (iniciada em 29 de junho) e a que começou no dia 20. Já as procuras para Campos do Jordão, também em agosto, quase triplicaram, na mesma comparação.

“Os números absolutos ainda são pouco representativos em relação a um período ‘normal’, devido ao cenário desafiador que o Brasil vive em meio à Covid-19. Mas, mesmo assim, é possível notar um crescimento sustentado durante o mês de julho, algo que nos deixa otimistas para o futuro”, aponta Sales da Ponte.

Veja abaixo a lista dos 10 destinos mais procurados no Brasil, ao longo do mês de julho, para hospedagens nos meses de agosto a outubro:

PosiçãoDestino
1Rio de Janeiro
2São Paulo
3Gramado (RS)
4Campos do Jordão (SP)
5Porto de Galinhas (PE)
6Fortaleza
7Búzios (RJ)
8Monte Verde (MG)
9Maceió (AL)
10Ilhabela (SP)

Sobre Expedia Group

Expedia Group ajuda a eliminar barreiras quando viajamos, tornando tudo mais fácil, agradável, disponível e acessível. Estamos aqui para trazer o mundo ao alcance de nossos clientes e parceiros globais. Disponibilizamos nossa plataforma e nossos recursos tecnológicos por meio de um amplo portfólio de empresas e marcas para garantir o movimento de pessoas e garantir experiências de viagens tanto local quanto globalmente. A nossa família de marcas de viagens inclui: Brand Expedia®, Hotels.com®, Expedia® Partner Solutions, Vrbo®, Egencia®, trivago®, HomeAway®, Orbitz®, Travelocity®, Hotwire®, Wotif®, ebookers®, CheapTickets®, Expedia Group™ Media Solutions, Expedia Local Expert®, CarRentals.com™, Expedia® CruiseShipCenters®, Classic Vacations®, Traveldoo®, VacationRentals.com e SilverRail™.