Notícias

Caldas Novas libera 100% do funcionamento de hotéis e reabre cinemas

Moradores e visitantes de Caldas Novas, balneário hipertermal localizado em Goiás, vivem flexibilização das restrições impostas pela pandemia de Covid-19

(Crédito: divulgação)

Caldas Novas, localizada no Sul de Goiás, é considerada a maior estância e balneário hipertermal do mundo. Conhecida por suas variedades de ecoturismo, resorts e spas, a cidade possui nascentes de águas que brotam naturalmente em altas temperaturas, podendo ser superiores a 35°C, que atraem turistas de todo o Brasil.

O município, assim como outras cidades turísticas do país, foi duramente atingido pela crise de Covid-19. No entanto, agora, Caldas Novas trouxe um alívio ao setor de turismo e lazer diante da pandemia: a Prefeitura do município publicou um decreto em novembro que libera o funcionamento da rede hoteleira com 100% de ocupação, sendo que, anteriormente, a taxa de ocupação estava liberada apenas para 70% do funcionamento.

Esse fator contribui para que os turistas voltem a incluir a cidade como um dos destinos para as próximas viagens, aquecendo o turismo local. De Uberlândia para Caldas Novas, por exemplo, o viajante leva cerca de 2h30 para chegar. Sendo um destino de fácil acesso e ideal para uma viagem curta.

Uma recente pesquisa realizada pela Booking.com concluiu que viagens curtas devem ganhar destaque no pós-pandemia, já que seis em cada 10 brasileiros afirmaram que vão preferir fazer uma viagem que podem pagar imediatamente em vez de economizar para uma viagem dos sonhos, mas incerta. Logo, turistas que planejam comprar suas passagens para Caldas Novas já podem considerar também a escolha do hotel ideal na cidade, sem correr o risco de não ter vagas disponíveis.

Outras medidas inclusas no decreto

O documento, que foi assinado por Evandro Magal, prefeito da cidade, também inclui a flexibilização dos horários de funcionamento de outros segmentos comerciais. Veja a seguir as novas medidas decretadas:

Prezando pela higiene e segurança dos moradores e visitantes, o novo decreto permite que restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, pit-dogs e distribuidoras de bebidas funcionem até às 2 horas, desde que haja o limite de seis pessoas por mesa. Além disso, os açougues, feiras, supermercados e padarias possuem permissão para funcionar até meia-noite.

Já o comércio varejista, bem como pet shops, pode funcionar até às 20 horas. Estabelecimentos como farmácias, postos de combustíveis e borracharias têm autorização para funcionar direto, 24 horas por dia. Além disso, o decreto inclui a reabertura das salas de cinema, mas não permite a entrada de crianças menores de cinco anos.

Medidas de segurança devem ser respeitadas

Embora Caldas Novas esteja vivendo uma série de flexibilizações, a prefeitura informou que é necessário obedecer às medidas de segurança contra o coronavírus. O documento não menciona quais são as precauções necessárias. Contudo, manter o distanciamento indicado, evitar aglomerações, manter o uso de máscaras constante e álcool gel são os principais fatores que contribuem para manter a segurança de todos durante a pandemia.

Sendo assim, o novo decreto estipula que, caso algum dos estabelecimentos seja interditado por descumprir as regras, poderá permanecer fechado por pelo menos três dias.