Nacional

Carnaval de Recife recebeu 2 milhões de turistas

Número registra recorde de foliões na cidade

A cidade de Recife, em Pernambuco, sempre foi muito visitada em todos os anos no Brasil. Principalmente em época de Carnaval, os foliões sempre comparecem para participar dos festejos culturais e bloquinhos de rua. Neste ano, de acordo com a prefeitura da cidade, durante os cinco dias oficiais da festa, o local registrou 2 milhões de turistas.

Os números mostram que no Carnaval a cidade bateu recorde de pessoas. Em 2019, a cidade recebeu 1,6 milhão de foliões; neste ano, estiveram presentes 2 milhões de pessoas. Em entrevista coletiva, Geraldo Júlio, prefeito de Recife, comentou sobre esses números. 

“Foi o maior Carnaval da história em quantidade de pessoas, em apresentações e em quantidade de blocos nas ruas. O destaque é que ficou muito visível a força da cultura da cidade. As pessoas e os artistas estavam muito felizes. E essa é a marca que fica do Carnaval do Recife neste ano: um Carnaval da cultura, da alegria e da paz. Quero agradecer a todo mundo que participou”, concluiu o prefeito.

Bandas de sucesso

Na cidade estiveram presentes diversas bandas e cantores de sucesso, que arrastaram multidões para os blocos, como Os Paralamas do Sucesso, Priscila Senna, Devotos, Nação Zumbi e Nando Cordel. O dia com maior público foi o da apresentação de Marcelo Falcão, ex-vocalista do Rappa.

Passagem Recife

Todos que garantiram uma passagem para Recife ficaram muito felizes! Quem confirma isso é a pesquisa de satisfação feita pela prefeitura da cidade. Confira o gráfico abaixo.

Satisfação do foliões97%
Recomendariam para outra pessoa95,7%
Atender as expectativas91,4%

Em média, cada turista gastou R$ 265,60 em apenas um dia. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), a ocupação dos hotéis chegou a 98%.

Segundo Ana Paula Vilaça, secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, os números foram excelentes e a cidade ficou em êxtase. “A gente está celebrando esses números, um recorde da ocupação hoteleira. Além disso, alguns hotéis registraram 100% da ocupação. Nosso Carnaval foi para todos os gostos e todas as idades. Um Carnaval democrático e com muita cultura pernambucana. Esse é o diferencial em relação a outras cidades e foi o que atraiu tantos turistas, visitantes e o próprio recifense a aproveitar a festa”, concluiu.

Números gerais

  • 2 milhões de pessoas nos cinco dias de festa
  • 300 mil foliões por dia (em média)
  • 98% de ocupação hoteleira
  • 226 mil passageiros no Aeroporto do Recife (de 17 a 25 de fevereiro)
  • 100 voos extras no Aeroporto do Recife
  • 50 mil passageiros no Terminal Integrado de Passageiros