Notícias

Carnaval fora de época: 3 passeios no Rio com a temática carnavalesca

Visitantes da capital carioca têm a oportunidade de conhecer espaços que remetem à mais tradicional festa brasileira.

O Rio de Janeiro é uma cidade que tem uma ligação íntima e histórica com o Carnaval. Berço do samba, a capital carioca é mundialmente icônica pelos desfiles das escolas de samba durante a festa, além dos inúmeros blocos de rua que movimentam as ruas durante o feriado, atraindo foliões do Brasil e do mundo.

Mas engana-se quem pensa que só é possível aproveitar esse clima de Carnaval durante o mês de fevereiro. Em qualquer época do ano você pode comprar uma passagem BH Rio, tendo assim algumas opções de passeios que irão colocá-lo nesse clima e que permitem conhecer um pouco mais sobre como é viver o Carnaval na cidade.

Confira algumas recomendações no texto abaixo.

Cidade do Samba

Tem curiosidade sobre como são os bastidores de uma escola de samba do Rio de Janeiro? Então, que tal conhecer mais visitando um barracão de uma das agremiações da cidade? Essa é a proposta que você encontra na Cidade do Samba, que reúne os barracões das diferentes escolas do Grupo Especial.

Conhecido como Carnaval Experience, o tour acontece em diferentes horários e dias ao longo da semana. Em um passeio de cerca de 2 horas, você pode conhecer os barracões da Grande Rio e Estação Primeira de Mangueira e saber os detalhes do dia a dia das agremiações.

O passeio começa em uma área onde ficam os carros alegóricos utilizados, algo que fascina turistas e espectadores durante os desfiles. A guia do tour explica o “calendário do samba”, detalhando as diversas etapas que acontecem a cada mês durante o ano das escolas, como a concepção do tema, busca pelo patrocínio, criação da música e produção das fantasias.

O visitante também pode conhecer as fantasias em manequins e os croquis de fantasias de carnavais passados. Uma sala climatizada mostra detalhes da história do samba, explicando como e quando ele nasceu.

O passeio termina com dois momentos bem aguardados. Um deles é experimentar algumas das fantasias. Os visitantes recebem adereços da escola para tirar fotos, permitindo que eles entrem de cabeça no que é um desfile de carnaval.

Por fim, uma passista vestida a caráter oferece uma rápida aula de samba, explicando alguns passos da dança. Uma atividade divertida e que permite matar a saudade da popular festa brasileira.

Sambódromo

Além de conhecer melhor os bastidores de uma escola de samba, outro passeio indispensável é conhecer o palco do Carnaval no Rio. A Passarela Professor Darcy Ribeiro, popularmente conhecida como Sambódromo da Marquês de Sapucaí, é um trabalho de autoria do lendário arquiteto Oscar Niemeyer.

Ele foi inaugurado em 1984. O seu projeto visava erguer um equipamento urbano permanente para exibir os desfiles de Carnaval atualmente. A visita permite conhecer as instalações e o caminho pelo qual as escolas desfilam anualmente.

Lapa

O Carnaval é sinônimo de samba e muita festa. Algo que você encontra no famoso bairro da Lapa, conhecido por ser boêmio e vibrante. Além de ser a casa de uma série de bares tradicionais, o bairro também é o destino certo para quem gosta de dançar:  casas noturnas com música ao vivo, salões de dança e rodas de samba ao ar livre são algumas das opções para se divertir.

A ida até a vizinhança também é oportuna para conhecer e tirar fotos ao lado de uma das principais obras arquitetônicas da cidade: os Arcos da Lapa. Você também pode aproveitar para visitar a Escadaria Selarón, uma linda obra decorada pelo artista chileno Jorge Selarón que fica entre os bairros da Lapa e Santa Teresa.