Notícias

Carro 4×4: será que todo aventureiro precisa?

Potente também nos cenários naturais, o 4×4 tem atraído quem curte altas aventuras, mas é preciso pesar prós e contras antes de adquiri-lo

(crédito: divulgação istock)   

Seja pela força, potência ou imponência que os carros 4×4 transmitem, fato é que, nos últimos anos, esse modelo tem feito cada vez mais sucesso e se tornado verdadeiro objeto de desejo de muitos motoristas por aí, sobretudo para aqueles que não dispensam uma boa aventura, em meio à natureza.

Mas a pergunta que fica é: será que esse carro vale mesmo a pena para todo tipo de aventureiro? É o que você vai descobrir neste texto. O 4×4 é conhecido como uma das melhores opções para a condução off-road, mas as vantagens que ele pode oferecer vão muito além de maior facilidade em terrenos difíceis.

Em primeiro lugar, é preciso entender o que o torna tão diferente do 4×2. Como o próprio nome já sugere, o 4×4 conta com um sistema de tração que, ao invés de ser apenas em duas rodas, dianteiras ou traseiras, como a maioria dos carros, a tração é distribuída entre as quatro rodas, o que garante maior força e controle para o automóvel. 

Tal fator, aliado à falta de infraestrutura de grande parte das cidades brasileiras, faz com que os motoristas busquem carros que consigam tranquilamente passar por ruas esburacadas e enlameadas, subidas muito inclinadas e estradas com pedras, e o 4×4 se destaca nesses cenários. Mas, além disso, ele também possui controles eletrônicos, painel multimídia, suspensões mais desenvolvidas e melhor tecnologia e segurança.

Esse modelo também roda muito bem nas cidades, mas quem não gosta de estacionar em espaços estreitos pode ter uma certa dificuldade. Um outro fator importante na hora de considerar a compra de um 4×4 são os custos; afinal, preço, seguro, manutenção e combustível para um veículo como esse não é qualquer um que consegue bancar. 

Portanto, se a grana está curta, mas esse é um sonho muito grande, existem seminovos que valem a pena o investimento. Mas, se a intenção é desfrutar da liberdade de não se preocupar com limitações na hora de se aventurar em viagens pontuais, a melhor escolha é alugar pelo período necessário e curtir as férias. 

Para tomar uma decisão certeira, é preciso conferir se os dois lados da balança possuem o mesmo peso; afinal, nem só de vantagens vive o 4×4. Por consumir uma quantidade maior de combustível, esse tipo de veículo também pode emitir mais gás carbônico na atmosfera, o que não é nada sustentável, especialmente para quem gosta da natureza.

Levar esse elemento em consideração é importante para o cuidado com o meio ambiente, mas é claro que sempre há uma alternativa ecológica, como adquirir um 4×4 na versão híbrida. Ciente desses detalhes, basta avaliar as suas necessidades para decidir se vale a pena, ou não, ter um 4×4 para chamar de seu.