Notícias

Cassinos online desbravam as matas tecnológicas para outras indústrias da economia

Conforme os anos passam, cidadãos no mundo inteiro se veem cada vez mais “online” em seu dia a dia. Nesse contexto, negócios online também tem ganhado ainda mais destaque. Mesmo empreendimentos que resistiram bastante ao paradigma do comércio via web como supermercados, tem se entregue aos tempos onde compras são feitas em questão de alguns cliques de mouse. E em Cuiabá, a rede de supermercados Comper tem um site dedicado a delivery para a sua clientela, atendendo boa parte da cidade.

Na ponta oposta do conservadorismo de alguns negócios mais tradicionais, está a indústria de cassinos. Como um mercado de “early adopters” – ou “primeiros a adotar”, em tradução para o português – em boa parte das inovações trazidas pela indústria de tecnologia da informação, os cassinos foram e ainda são rápidos em integrarem para si as mais novas tecnologias. No processo, as companhias deste mercado acabam abrindo caminho para que outras indústrias possam buscar soluções para si próprias.

Um dos exemplos mais claros dessa “adoção antecipada” ocorreu com as transmissões online. Hoje as “lives” são parte do nosso cotidiano, com as mesmas conectando casais e até mesmo artistas com seus fãs em diversas plataformas que permitem o streaming a partir de computadores e telefones para seus usuários em qualquer canto do mundo.

Aqui os cassinos foram também desbravadores. Em plataformas como a Betfair, que oferece uma porção de opções de roleta online e de outros jogos com transmissão ao vivo, incluindo a roleta francesa – tida como o “jogo de roleta original”, posteriormente adaptada para suas versões americana e europeia – busca-se constantemente a evolução da tecnologia de streaming de suas mesas. Isso inclui a redução do tempo de resposta entre jogador e crupiê, também conhecido como “ping”, por meio de melhoras na infraestrutura de rede da companhia.

Fonte: Unsplash

Caso semelhante ocorreu na interação entre cassinos e meios de pagamento online. Estes são hoje lugar comum até nas compras de supermercado, com as famigeradas “maquininhas” conectadas à internet para que possamos realizar tais transações. Mas nem sempre foi assim. O temor trazido pela insegurança que era outrora percebida no ambiente web fazia com que os métodos de pagamento mais antigos permanecessem na preferência dos consumidores.

Mas os cassinos ajudaram bastante a desbravar esse terreno por meio de suas plataformas online. Oferecendo formas de pagamento via web que usavam os mais atualizados protocolos de segurança e de proteção contra qualquer “ataque”, foi-se desenvolvendo a confiabilidade necessária para que outros setores da economia pudessem adotar esses métodos de pagamento.

Hoje em dia, os métodos de pagamento virtuais são em alguns casos mais comuns do que o pagamento em espécie. Isso ocorre principalmente nas regiões mais ricas do país, e em países mais ricos e desenvolvidos como os que se encontram na região da Escandinávia. Estes últimos estão quase vendo o papel-moeda entrar em “extinção” por conta do uso frequente de cartões para pagamentos em quaisquer compras.

Fonte: Unsplash

Até em âmbito econômico, os cassinos trouxeram algumas lições. Num contexto de mercados globais, a expansão de fronteiras para se angariar cada vez receitas (na esperança de que os lucros venham como consequência) mostra-se cada vez mais importante.

Entretanto, torna-se difícil fazer tal expansão por meio de estabelecimentos físicos por conta dos enormes custos que incorrem em uma iniciativa como essa. Esse é geralmente o caso para várias indústrias de produtos físicos como automóveis e produtos alimentícios. Mas não para experiências de entretenimento virtual, como os cassinos online. Assim, a indústria de cassinos online traz à tona várias lições que servem tanto para os pequenos empresários em Cuiabá interessados em abrir novos negócios, quanto para grandes indústrias no mundo de entretenimento. Estes últimos já tem de fato tirado lições dos cassinos, introduzindo cada vez mais soluções online aos seus negócios para facilitar a vida de seus consumidores no presente e no futuro.