Notícias

Cervejaria gaúcha elege melhor rótulo do Brasil em 2021

Alem Bier Merlot Grape Ale foi escolhida como melhor entre as 3.162 inscritas no Concurso Brasileiro de Cervejas. Dois anos de maturação na cave da vinícola onde é produzida está entre os segredos da receita

Entre 3.126 cervejas, os juízes do Concurso Brasileiro de Cervejas escolheram a Alem Bier Merlot Grape Ale como melhor rótulo de 2021. Além do ouro conquistado na categoria Wild Beer, o rótulo também recebeu a maior nota de todo o evento e, portanto, foi a Best of Show. O resultado foi divulgado na última quinta-feira (18) e este é o segundo ano consecutivo que a marca tem um rótulo entre os três melhores do país. Em 2020, a Muscat Brett Saison ficou com a prata.

A Além Bier é fruto da experiência de quase cinco décadas da Vinícola Monte Reale, de Flores da Cunha (RS), que, em 2017, decidiu expandir a experiência sensorial para a cerveja. A criação da Merlot Grape Ale carrega essa história: é uma concepção colaborativa entre o cervejeiro e sommelier da marca, Carlo Mioranza, e o enólogo Giovani Giotto.

A produção iniciou com a colheita manual de uvas nas parreiras da Serra Gaúcha. Uma base de cervejas inspirada nas Ale italianas passou pela fermentação natural com as cascas e o suco da uva Merlot, em barricas de carvalho francês localizadas na cave da vinícola. Os túneis estão a cinco metros de profundidade e têm temperatura controlada.

A maturação de 24 meses trouxe notas próprias à fermentação espontânea, que acontece a partir da flora microbiológica da uva. Daí as características selvagens e complexas da cerveja, de acordo com Carlo. “Estamos vibrando muito com esse prêmio, especialmente neste rótulo que é muito simbólico: honra a sabedoria dos antepassados e, ao mesmo tempo, ilumina nossa visão para explorar novos caminhos nunca antes visitados”, comenta.

A Merlot Grape Ale não foi a única cerveja da marca premiada no evento. A Alem Bier Tripel Brett ficou com o ouro no estilo Wood and Barrel Aged Sour Beer, a Acerolinha levou a prata em Experimental Bier e a Angelina, colaborativa com a Balbúrdia Cervejeira, conquistou a prata na categoria Belgian-Style Fruit Beer. O bronze ficou com a Muscat Brett Saison, no estilo Speciality Saison.

Como encontrar as cervejas

Já é possível encontrar onze rótulos com a marca Alem Bier em supermercados e lojas especializadas, além do e-commerce www.montereale.com.br. O rótulo que levou a medalha de ouro ainda não está disponível. O lançamento vai acontecer no segundo semestre, junto com outra novidade: um clube de assinaturas para apaixonados por cervejas diferenciadas.

Carlo conta que será possível receber em casa as criações mais exclusivas da Alem Bier de forma periódica e muito antes da chegada ao mercado. “Cervejas da nossa linha Barrel Selection são produzidas em lotes muito pequenos, de cerca de 500 garrafas. Os assinantes do clube terão acesso garantido a esses lançamentos. A cave está cheia de rótulos excepcionais que estão maturando para o futuro”, comenta.

Todas as informações sobre a marca estão no Instagram @alembier e no site www.alembier.com.br.